A MULTIDISCIPLINARIDADE E A TRANSIÇÃO DO SABER DA NATUREZA AMBIENTAL

Autores

  • Vanilda Loudes de Santana
  • Genilda D’ark Bernardes

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise dos paradigmas educacionais diante das mudanças científicas, ainda que as ciências possibilitem uma mudança radical na maneira de viver, mudanças de costume, normas e cultura. Todavia, esse contexto possibilitou uma transformação radical na maneira de viver de forma que, uma modificação de paradigmas na educação torna-se urgente para se efetuar uma diferença, mesmo que imperceptível, através da mutidisciplinaridade, ainda que esse olhar multidisciplinar seja visto como uma junção de disciplinas isoladas, mas que busque um objetivo comum que é a transformação do meio ambiente. Contudo, para intervir na interação do homem com a natureza que o rodeia em busca de sua sustentabilidade, são necessárias mudanças no âmbito educacional para atender a crescente demanda do aumento populacional.

Referências

ALVES, Alaôr Caffé; PHILLIPPI JÚNIOR, Arlindo. Curso Interdisciplinar de Direito Ambiental. São Paulo: Manole, 2005.

BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento e Meio Ambiente: Estratégias e Mudanças da Agenda 21. Petrópolis: Vozes, 2009.

GROENINGA, Giselle Câmara; PREIRA, Rodrigo Cunha. Direito de Família e Psicanálise: Rumo a uma Nova Epistemologia. São Paulo: Imago, 2003.

LEFF, Henrique. Saber Ambiental: Sustentabilidade, Racionalidade, Complexidade, Poder. Petrópolis, RJ: Vozes/PNUMA, 2005.

TAUK-TORNISIELO, Samia Maria; GOBBI, Nivar; FOWLER, Haroldgordon. Análise Ambiental: Uma Visão Multidisciplinar. Säo Paulo: UNESP, 1995.

VIEIRA, Jane Eyre G.; MORAIS, Roberto Prado. A interdisciplinaridade na abordagem das questões ambientais. Comunicação e Informação, v.6, n2, p31-47, jul./dez. 2003.

Publicado

2013-04-25