Territórios e Paisagens na América Latina

Autores

  • Claudia Maria Leal Leon Universidad de los Andes, Colombia
  • Diogo de Carvalho Cabral Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
  • Marina Miraglia Universidad Nacional de General Sarmiento, Argentina.
  • Rogério Ribeiro de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2017v6i1.p12-21

Resumo

Como invenção moderno-colonial, a América Latina por séculos foi vista como “espaço” puro, um continente vazio a ser preenchido. Pretensamente impelidos e agraciados pela vontade divina, os europeus viam a si mesmos como agentes históricos no duplo sentido da expressão, ou seja, como atores e escritores do drama da colonização. Com suas armas, sua biota e suas letras, os colonizadores ao mesmo tempo criaram e preencheram o “espaço” americano – exterminando e substituindo as populações nativas (humanas e não-humanas), geometrizando a representação da terra e registrando alfabeticamente uma história regional sob a perspectiva dos invasores...

Biografia do Autor

Claudia Maria Leal Leon, Universidad de los Andes, Colombia

PhD em Geografía, University of California – Berkley, Estados Unidos.

Diogo de Carvalho Cabral, Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.

Doutorado em Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.

Marina Miraglia, Universidad Nacional de General Sarmiento, Argentina.

Doutorado em Filosofia e Letras com Orientação em Geografía, Faculdade de Filosofia e Letras da Universidad de Buenos Aires. Universidad Nacional de General Sarmiento, Argentina. 

Rogério Ribeiro de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

Doutorado em Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil. 

Publicado

2017-04-28

Como Citar

LEON, Claudia Maria Leal; CABRAL, Diogo de Carvalho; MIRAGLIA, Marina; OLIVEIRA, Rogério Ribeiro de. Territórios e Paisagens na América Latina. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 12–21, 2017. DOI: 10.21664/2238-8869.2017v6i1.p12-21. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/2187. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Territórios e paisagens na América Latina