Raising Children’s Awareness about the Role of People on Supporting Sustainable Rural Land Use – Insights From Brazilian “Farm-School” Education Project

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2022v11i4.p85-103

Palavras-chave:

educação ambiental, qualidade ambiental, mapas conceituais, políticas públicas, sociedade e meio-ambiente

Resumo

Propusemos e avaliamos uma nova abordagem (“projeto Fazenda na Escola”) para conscientizar as crianças sobre o papel das pessoas na produção agrícola e na qualidade ambiental. A materialização do projeto “Fazenda na escola” foi realizada por meio de uma visita teórico-prática de 4 horas em uma fazenda experimental. 240 alunos do ensino fundamental foram avaliados por meio de mapas conceituais e desenhos, antes e depois da visita. Houve evolução conceitual nos mapas conceituais de 41 e 82%, e aumento do número de categorias por desenho de 23% e 37%. Nos mapas conceituais, os alunos não relacionavam as pessoas com as diferentes esferas da produção agrícola antes da visita à fazenda, mas depois, as pessoas se tornaram o elemento principal. Após a visita, os alunos passaram a retratar não apenas aspectos produtivos em seus desenhos, mas também processos que envolvem a produção, como práticas de conservação do solo e manutenção da cobertura morta. Com a população concentrada nas áreas urbanas, há falta de contato com a paisagem rural, gerando uma visão distorcida dos sistemas alimentares e do uso do solo rural, o que afeta os motivadores sociais e o comportamento pró-ambiental. Isso impõe aos governos uma tarefa educacional de levar informações sobre a produção agrícola aos alunos do ensino fundamental. Comprovamos a eficácia do projeto “Fazenda na Escola” como uma alternativa de política educacional de baixo custo e uma ferramenta para aumentar a conscientização das crianças sobre o papel das pessoas na produção agrícola e na qualidade ambiental, pois os alunos passam a entender melhor de onde vem os alimentos e de como é produzido.

Referências

Ausubel DP, Novak JD, Hanesian H 1980. Psicologia educacional [Educational psychology]. Rio de Janeiro:
Interamericana. Bamberg S, Möser G 2007. Twenty years after Hines, Hungerford, and Tomera: A new meta-analysis of psychosocial determinants of pro-environmental behavior. Journal of Environmental Psychology 27: 14–25.
https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2006.12.002
Bardin L 2011. Análise de conteúdo [Content analysis]. São Paulo, Edições 70, 280p.
Boff L 2015. Ecología: grito de la tierra, grito de los pobres. Madrid, Espanha. Editorial Trotta. 282 p.
Carvalho CAD, Leal-Filho W, Hale WH 1999. An analysis of the problems of developing environmental
education in Brazilian Federal protected areas. The Environmentalist 18, 223–229. https://doi.org/10.1023/A:1006589220522
Cuba MA 2010. Educação ambiental nas escolas. ECCOM 1: 2, 23-31.
http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/607/557 Accessed May 25, 2022
Curitiba 2016. Prefeitura Municipal de Curitiba. Secretaria Municipal de Educação. Superintendência de Gestão
Educacional. Departamento de Ensino Fundamental. Currículo do ensino fundamental – 1º ao 9º ano. Curitiba, v. 5.
http://multimidia.cidadedoconhecimento.org.br/CidadeDoConhecimento/lateral_esquerda/menu/downloa
ds/arquivos/10352/download10352.pdf Accessed May 25, 2022
Dustin DL, Bricker KS, Schwab KA 2009. People and nature: Toward an ecological model of health
promotion. Leisure Sciences 32:1, 3-14. https://doi.org/10.1080/01490400903430772
FAO 2015. Food and Agriculture Organization Of The United Nations. Statistical Pocketbook: World Food and
Agriculture. Rome. http://www.fao.org/3/a-i4691e.pdf Accessed May 25, 2022
Gross J, Ligges U 2015. nortest: Tests for Normality. R package version 1.0-4. https://CRAN.Rproject.org/package=nortest Accessed May 25, 2022
Guimarães HMA, Cristo SSV, Paixão RB, Santiago AMA 2013. Educação ambiental - nossos solos, nossas
vidas: o tema solo nos livros didáticos de ciência das escolas públicas do município de Porto Nacional - TO.
Educação Ambiental em Ação. Novo Hamburgo, n. 45. http://www.revistaea.org/pf.php?idartigo=1585 Accessed
May 25, 2022
Herculano S 1992. Do desenvolvimento (in)suportável à sociedade feliz. In: Goldemberg, M. (Org.). Ecologia,
ciência e política. Rio de Janeiro: Revan. http://www.professores.uff.br/seleneherculano/wpcontent/uploads/sites/149/2017/09/Do_desenvolvimento_insuportavel_v2_%C3%A0_sociedade_feliz.pdf Accessed May 25, 2022
Hope RM 2013. Rmisc: Ryan Miscellaneous. R package version 1.5. https://CRAN.Rproject.org/package=Rmisc Accessed May 25, 2022 26
Raising Children’s Awareness about the Role of People on Supporting Sustainable Rural Land Use – Insights from Brazilian “Farm-School” Education Project
Silvano Kruchelski, Mauricio Zanovello Schuster, Rafael Araújo Bonatto, Rubia Dominschek, Claudete Reisdorfer Lang,
Anibal de Moraes v.XX, n.X, XX-XX. 2022 • p. XX-XX. • DOI http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2022vXXiX.p XX-XX.
IHMC 2020. Institute for Human and Machine Cognition. CmapTools. West Florida University.
https://cmap.ihmc.us/ Accessed May 25, 2022
Marczwski M 2006. Avaliação da percepção ambiental em uma população de estudantes do ensino fundamental de uma escola municipal rural: um estudo de caso. Dissertation. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de
Biociências, Programa de Pós-Graduação em Ecologia. 188p.
https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/8617/000582728.pdf?sequence=1&isAllowed=y Accessed
May 25, 2022
McKinnon J 2017. Socially-Critical Environmental Education in Primary Classrooms: The Dance of Structure
and Agency Jane Edwards Springer International Publishing, New York, 2016. Australian Journal of Environmental
Education 33:1, 48-49. https://doi.org/10.1017/aee.2017.2
Moreira MA 2013a. Aprendizagem significativa em mapas conceituais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul
v.24, n.6, http://www.if.ufrgs.br/public/tapf/v24_n6_moreira.pdf Accessed May 25, 2022
Moreira MA 2013b. Aprendizagem significativa, organizadores prévios, mapas conceituais, diagramas V e
unidades de ensino potencialmente significativas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul
http://www.profjudes.unir.br/uploads/44444444/arquivos/TAS_1518397339.pdf Accessed May 25, 2022
Mutz ASC 2014. O discurso do consumo consciente e a produção dos sujeitos contemporâneos do
consumo. Educação em revista 30: 2, 117-136. https://doi.org/10.1590/S0102-46982014005000001 Accessed
May 25, 2022
Novak JD, Gowin DB 1996. Aprender a aprender [Learn to learn]. Lisboa. Plátano Edições Técnicas. 1 ed. 210 p.
Novak JD, Cañas AJ 2010. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis
Educativa Ponta Grossa, 5: 1, 9-29. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1
Otto S, Pensini P 2017. Nature-based environmental education of children: Environmental knowledge and
connectedness to nature, together, are related to ecological behaviour. Global Environmental Change 47, 88-94.
https://doi.org/10.1016/j.gloenvcha.2017.09.009
Pinotti R 2016. Educação ambiental para o século XXI: no Brasil e no mundo [Environmental education for the 21st century: in Brazil and in the world] 2 ed. São Paulo. Blucher. 263 p.
R Core Team 2020. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing,
Vienna, Austria. URL https://www.R-project.org/ Accessed May 25, 2022
Reigada C, Reis MFCT 2004. Educação ambiental para crianças no ambiente urbano: uma proposta de
pesquisa-ação. Ciência & Educação 10: 2, 149-159. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000200001
Reigota M 2017. O que é educação ambiental [What is environmental education] Brasiliense, 71p.
Slowikowski K 2020. ggrepel: Automatically Position Non-Overlapping Text Labels with 'ggplot2'. R package
version 0.8.2. https://CRAN.R-project.org/package=ggrepel Accessed May 25, 2022 27
Raising Children’s Awareness about the Role of People on Supporting Sustainable Rural Land Use – Insights from Brazilian “Farm-School” Education Project
Silvano Kruchelski, Mauricio Zanovello Schuster, Rafael Araújo Bonatto, Rubia Dominschek, Claudete Reisdorfer Lang,
Anibal de Moraes v.XX, n.X, XX-XX. 2022 • p. XX-XX. • DOI http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2022vXXiX.p XX-XX.
Shooter W, Furman N 2014. Through adventure education: using a socio-ecological model in adventure
education to address environmental problems. In: Wattchow B, Jeanes R, Alfrey L, Brown T, Cutter-Mackenzie
A, O'Connor J (Eds). Socioecological Educator, Springer p. 139-152.
https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2F978-94-007-7167-3_8.pdf Accessed May 25, 2022
Silva LO, Costa APL, Almeida EA 2012a. Educação ambiental: o despertar de uma proposta crítica para a
formação do sujeito ecológico. Holos 28: 1, 110–123. https://doi.org/10.15628/holos.2012.659
Silva MG, Araujo NMS, Santos JS 2012b. "Consumo consciente": o ecocapitalismo como ideologia. Rev.
katálysis 15: 1 95-111. https://doi.org/10.1590/S1414-49802012000100010
Torres PL, Marriott RCV 2014. Mapas Conceituais uma ferramenta para a construção de uma cartografia do
conhecimento. Programa agrinho. Federação da Agricultura do Estado do Paraná. p.173-211.
https://www.academia.edu/26520423/Mapas_Conceituais_uma_ferramenta_para_a_constru%C3%A7%C3
%A3o_de_uma_cartografia_do_conhecimento Accessed May 25, 2022
Tobin K 1993. The practice of constructivism in science education. Washington, DC: AAAS Press. 360 pp.
Venables WN, Ripley BD 2002. Modern Applied Statistics with S. Springer, New York. ISBN 0-387-95457-0,
http://www.stats.ox.ac.uk/pub/MASS4 Accessed May 25, 2022
Wickham H 2016. ggplot2: Elegant Graphics for Data Analysis. Springer-Verlag. New York.
http://www.ievbras.ru/ecostat/Kiril/R/Biblio_N/R_Eng/Wickham2016.pdf Accessed May 25, 2022
Wilke CO 2019. cowplot: Streamlined Plot Theme and Plot Annotations for 'ggplot2'. R package version 1.0.0
https://CRAN.R-project.org/package=cowplot Accessed May 25, 2022
Yoval PG, Hermosillo S, Chinchilla E, Garcia L, Martínez L 2006. Aplicación de la técnica de análisis estructural
de mapas conceptuales (AEMC) en un contexto de educación CTS. In: Cañas AJ, Novak JD (Eds). Concept
Maps: Theory, Methodology, Technology. Proceedings of the Second International Conference on Concept Mapping v. 1, p. 40-47. San José, Costa Rica: Universidad de Costa Rica. 2006. http://cmc.ihmc.us/cmc2006Papers/cmc2006-
p202.pdf. Accessed May 25, 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Kruchelski, Silvano, Mauricio Zanovello Schuster, Rafael Araújo Bonatto, Rubia Dominschek, Claudete Reisdorfer Lang, e Anibal de Moraes. 2022. “Raising Children’s Awareness about the Role of People on Supporting Sustainable Rural Land Use – Insights From Brazilian “Farm-School” Education Project”. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science 11 (4):85-103. https://doi.org/10.21664/2238-8869.2022v11i4.p85-103.