A China colonial: reflexões do exílio uigur

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2021v10i1.p94-115

Palavras-chave:

China; Xinjiang; uigures; pensamento decolonial; história oral

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir, de uma perspectiva decolonial, e a partir das histórias de vida das comunidades uigures exiladas, sobre os mecanismos de colonialidade do poder, do conhecimento e do ser e da apropriação de recursos naturais e humanos que o governo central da República Popular da China (RPC) se aplica à Região Autônoma do Uigur de Xinjiang (XUAR). Através de uma problematização das categorias impostas, tentaremos refletir sobre as políticas subalternizantes do governo do Partido Comunista Chino (PCC) na RPC, investigando suas origens num nível historiográfico e ideológico, enfatizando a natureza colonial e extrativista de algumas medidas invisíveis e proibicionistas em relação às características de identidade do povo uigur. As histórias dos sobreviventes são construídas em torno de eixos que nutrem não apenas um espaço acadêmico, mas constituem sua própria entidade neste estudo: a migração é entendida a partir de um conceito de corpos com sentimentos e emoções, subalternizados pelo sistema; a violência que esses corpos recebem, religião, morte, adquirem aqui uma dimensão física e ontológica que se reflete em todas as histórias de vida, nos olhares e cicatrizes das pessoas entrevistadas, em suas vozes e lágrimas.

Biografia do Autor

Chiara Olivieri, Universidad de Granada, UG, España

Chiara Olivieri es Doctora en Estudios Migratorios por la Universidad de Granada (Dpto. de Historia Contemporánea/Instituto de Migraciones). Es miembro del Grupo de Investigación HUM952 – STAND (South Training Action Network of Decoloniality) de la UGR. Es docente en el módulo “Epistemologías socioambientales. Narrativas para la reexistencia en el Sur Global” del Curso de Especialización en Epistemologías del Sur (CLACSO-CES-FLACSO), así como en el Master Oficial en Estudios de Asia Oriental (UGR). Es Investigadora Postdoctoral Asociada en el Proyecto de Investigación “Islamophobia in the East of the European Union” (University of Toronto).

 

Downloads

Publicado

2021-03-03

Como Citar

OLIVIERI, Chiara. A China colonial: reflexões do exílio uigur. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 94–115, 2021. DOI: 10.21664/2238-8869.2021v10i1.p94-115. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/4541. Acesso em: 26 abr. 2024.