Limits of Sustainability Management at Community Universities

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2020v9i3.p33-54

Palavras-chave:

Gestão Universitária, Ensino Superior, Sustentabilidade, Brasil

Resumo

O artigo objetiva identificar, a partir do olhar dos gestores estratégicos, categorias que participam da instauração de uma cultura de inovação em universidades comunitárias no sul do Brasil. O método é baseado em uma pesquisa qualitativa, exploratória, por meio de estudo de caso múltiplo, tendo como unidade de análise um grupo de universidades brasileiras. Foram realizadas entrevistas com 67 gestores de 14 instituições de ensino superior, além de dispositivos legais, documentos, estudo de cenários e pesquisas de mercado. Os resultados apontam para a necessidade de as universidades trabalharem posicionamento estratégico competitivo; aproximação dos times da academia e mercado; a inovação garantidora do princípio da gestão sustentável; a internacionalização como um indicador de inovação; a inflexão curricular e a formação de lideranças inovadoras. Nossa contribuição reside em propor que as universidades, independentemente de sua natureza estatal, privada ou comunitária, optem por um plano estratégico que impulsione a cultura da inovação.

Biografia do Autor

Paulo Fossatti, Universidade La Salle, La Salle, Brasil.

Doutor em Educação. Reitor da Universidade La Salle, Canoas/RS - Brasil e docente do PPG Educação desta universidade. Líder do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Jefferson Marlon Monticelli, Universidade La Salle, La Salle, Brasil.

Doutor em Administração pela Unisinos. Professor de graduação e pós-graduação na Universidade La Salle, Canoas/RS - Brasil.

Luiz Carlos Danesi, Universidade La Salle

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo/RS – Brasil.

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle, La Salle, Brasil.

Doutora em Educação. Docente e coordenadora do Curso de Pedagogia, e professora permanente do PPG Educação da Universidade La Salle, Canoas/RS - Brasil. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Fossatti, Paulo, Jefferson Marlon Monticelli, Luiz Carlos Danesi, e Hildegard Susana Jung. 2020. “Limits of Sustainability Management at Community Universities”. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science 9 (3):33-54. https://doi.org/10.21664/2238-8869.2020v9i3.p33-54.