Expectativas de Moradores de Ouro Verde de Goiás sobre a Chegada da Ferrovia Norte Sul no Município

Autores

  • Sandra Valéria Martins Pereira Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil.
  • Joicy Mara Rezende Rolindo Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2017v6i1.p252-271

Resumo

Esse estudo buscou analisar as expectativas e o conhecimento de moradores de área rural e urbana de Ouro Verde de Goiás sobre a chegada da Ferrovia Norte Sul (FNS) no município. Foi desenvolvido um estudo transversal descritivo em Ouro Verde de Goiás, localizado a 10,1 Km do leito férreo da FNS, com amostra probabilística de 81 sujeitos. A coleta de dados ocorreu de 02/2011 – 08/2012. Quanto ao local de residência dos participantes: 17,3% residiam em área diretamente afetada pela ferrovia (a 100m da linha férrea) e 82,7% em área diretamente influenciada (de 5-10 km da linha férrea)...

Biografia do Autor

Sandra Valéria Martins Pereira, Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil.

Doutorado em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil. Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil. 

Joicy Mara Rezende Rolindo, Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil.

Mestrado em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil. Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil.

Referências

Agência Nacional de Transportes Terrestres 2009. Evolução do transporte ferroviário 2010. ANTT, Brasília, 18 pp.
Barros AR 2008. Análise dos impactos socioeconômicos da instalação da ferrovia norte sul nos municípios de Colinas do Tocantins e Palmeirante. Dissertação (Mestrado Profissional). Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 126 pp.
Branco JEH, Caixeta Filho JV 2011. Estimativa da demanda de carga captável pela estrada de ferro Norte-Sul. Journal of Transport Literature 5(4):17-50.
Brasil [homepage on the internet]. Ministério da Saúde. Sala de apoio à gestão estratégica (SAGE). Brasília- DF: Ministério da Saúde; 2015. [cited 2014 mai 30]. Available from: http://sage.saude.gov.br/.
Bussab WO, Morettin PA 2002. Estatística Básica. 5 ed. Atual, São Paulo.
Campos FR 2015. A influência da ferrovia norte-sul no desenvolvimento regional do território goiano. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Goiás. Instituto de Estudos Socioambientais. Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia. Goiânia, 156 pp.
Campos FR, Castro AC. Contribuições da Construção da Ferrovia Norte-Sul nos Municípios do Centro- Norte Goiano. Conjuntura econômica goiana. [serial on the Internet]. Mar 2014 [cited 2015 Aug 18]; n 28. Available from: http://www.imb.go.gov.br/pub/conj/conj28/artigo_06.pdf.
Campos Neto CAS, Pêgo Filho B, Romminger AE, Ferreira IM, Vasconcelos LFS 2010. Gargalos e demandas da infraestrutura ferroviária e os investimentos do PAC: Mapeamento IPEA de obras ferroviárias. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). jan 2010 [cited 2010 jun 24]; n. 1465. Available from: http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/publicacoes/tds/TD_1465.pdf.
Chen Z, Wang K, Ai YW, Li W, Gao H, Fang C. The effects of railway transportation on the enrichment of heavy metals in the artificial soil on railway cut slopes. Environmental monitoring and assessment. [serial on the Internet]. 2014 [cited 2015 Aug 25]; 186(2): 1039-49. Available from: http://link.springer.com/article/10.1007/s10661-013-3437-3#/page-1.
Cid EFK 2004. Estabelecimento e Hierarquização de Indicadores de Desempenho Ambiental de Operações Ferroviárias. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil), Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.
Gidlöf-Gunnarsson A, Ögren Ml, Tomas J, Evy Ö 2012. Railway noise annoyance and the importance of number of trains, ground vibration, and building situational factors. Noise Health 4(59):190-201.
Hong J, Kim J, Lim C, Kim K, Lee S 2010. The effects of long-term exposure to railway and road traffic noise on subjective sleep disturbance. J Acoust Soc Am. 128:2829-835.
Hricko AM. Ships, Trucks, and Trains: Effects of Goods Movement on Environmental Health. Environ Health Perspect. [serial on the Internet]. 2006 [cited 2011 may 20]; 114 (4): A204–A205. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1440794/?tool=pubmed.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica. IBGE Cidade. [homepage on the Internet]. Brasil. [updated 2015 Aug 20; cited 2016 fev12]. Available from: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/ painel.php?codmun=521540#economia.
Instituto Militar de Engenharia 2006. Seção de Engenharia de fortificação e construção. In A Gasparini, BS Faria (org), Análise de relatório de impacto ambiental da Ferrovia Norte – SUL Ramal Ferroviário Porangatu RFFSA Sub-Trecho Senador Canedo – BR 153. Rio de Janeiro, 25 pp.
Knox EG. Roads, railways, and childhood cancers. Journal of Epidemiology and Community Health. [serial on the Internet] 2006 [cited 2016 Jun 19]; 60(2):136-141. Available from: http://doi.org/10.1136/jech. 2005.042036.
Lercher P, Brink M, Rudisser J, Van Renterghem T, Botteldooren D, Baulac M, Defrance J. The effects of railway noise on sleep medication intake: Results from the ALPNAP-study. Noise Health [serial on the Internet] 2010 [cited 2016 Jun 19]; 12:110-9. Available from: http://www.noiseandhealth.org/ text.asp?2010/12/47/110/63211.
Lim C, Kim JHJ, Lee S 2006. The relationship between railway noise and community annoyance in Korea. J. Acoust. Soc. Am. 120(4):2037-2042.
Martins RS, Caixeta Filho JV 2007 (org). Gestão Logística do Transporte de Cargas. Ed. Atlas, São Paulo.
Oliveira CA. Articulação entre produção e logística no final do século XX e início do XXI: reflexos no estado de São Paulo. Soc. Nat. [serial on the Internet]. dez 2012 [cited 2015 Out 16]; 24(3):449-459. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132012000300006.
Peris E, Woodcock J, Sica G, Sharp C, Moorhouse AT, Waddington DC. Effect of situational, attitudinal and demographic factors on railway vibration annoyance in residential areas. J. Acoust. Soc. Am. [serial on the Internet]. 2014 [cited 2015 Out 24]; 135 (194). Available from: http://dx.doi.org/ 10.1121/1.4836495.
Rόdisser J, Lercher P, Heller A 2008. Traffic exposure and medication: A GIS based study on prescription of medicines in the Tyrolean Wipptal. Ital J Public Health 5:261-267.
SEGPLAN 2008. Ferrovia Norte-Sul. O caminho da integração. Revista Economia e Desenvolvimento. Conjuntura Socioeconômica de Goiás. 10(28):.
Silva AM, Santos R J. O gigante dormente: o lugar nos trilhos da ferrovia Norte/sul. Soc. nat. [serial on the Internet]. abr. 2014. [cited 2015 set 25]; 26 (1):49-62. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1982-451320140104.
Smolders E, Oorts K, Van S, P, Schoeters I, Janssen CR, McGrath, SP, Mclaughlim MJ. Toxicity of trace metals in soil as affected by soil type and aging after contamination: using calibrated bioavailability models to set ecological soil standards. Environmental Toxicology and Chemistry. [serial on the Internet] 2009. [cited 2016 mar 25]; 28(8), 1633-642. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/ 10.1897/08-592.1/full.
Sørensen M, Hvidberg M, Hoffmann B, Andersen ZJ, Nordsborg RB, Lillelund KG, Jakobsen J, Tjønneland A, Overvad K, Raaschou-Nielsen O. Exposure to road traffic and railway noise and associations with blood pressure and self-reported hypertension: a cohort study. Environmental Health. [serial on the Internet]. 2011 [cited 2015 Out 24]; 10:92. Available from: http://www.ehjournal.net/ content/10/1/92.
Sørensen M, Ketzel M. Overvad K, Tjønneland A, Raaschou-Nielsen O 2014. Exposure to road traffic and railway noise and postmenopausal breast cancer: a cohort study. Int. J. Cancer. 134:2691–2698.
Tribunal de Contas da União. Secretaria Geral de Controle Externo Secretaria de Fiscalização de Obras Portuárias, Hídricas e Ferroviárias. Relatório de fiscalização – sintético. Fiscalização 205/2013. 145. [cited 2013 Feb]. Available from: http://www.tcm.go.gov.br/site/index.jsf.
Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S. A. [homepage on the Internet]. Brasília. Brasil: [updated 2015 set 3; cited 2015 Out 7]. Ações e Programas – Ferrovias VALEC, 2015 Available from: http://www.valec.gov.br/acoes_programas/fnsouroverdeestreladoeste.php.
Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S. A. Estudo do impacto ambiental das obras de implantação da Ferrovia Norte - Sul entre Ouro Verde de Goiás e Estrela D’Oeste. Vol 1 Avaliação dos impactos ambientais: OIKOS Pesquisa Aplicada Ltda, 2009 107 pp. Available from: http://www.oikos.com.br/ adobados/EIA_RIMA_FSN_SUL/86FNS_2009_11_27_VOL1/86FNS_2009_10_VOL1_V6.pdf.
Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S. A. Normas ambientais [homepage on the Internet]. Brasil. Ministério dos Transportes. [updated 2002; cited 2016 jan 12]. Available from: http://www.valec.gov.br/ConhecaNormasTecnicas.php.
Vencovsky VP, Castillo R. Sistema ferroviário pós-privatização e fluidez corporativa: o movimento de produtos agrícolas no território brasileiro. Geousp: espaço e tempo. [serial on the Internet]. ago. 2007. [cited 2015 set 25]; (0)21:119-134. Available from: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2007.74052.
Vicentin G, Minayo CG. Saúde, ambiente e desenvolvimento econômico na Amazônia. Ciênc. saúde coletiva. [serial on the Internet]. 2003 [cited 2015 out 20]; 8(4). Available from: http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232003000400028&lng=en&nr m=iso.

Publicado

2017-04-28

Como Citar

PEREIRA, Sandra Valéria Martins; ROLINDO, Joicy Mara Rezende. Expectativas de Moradores de Ouro Verde de Goiás sobre a Chegada da Ferrovia Norte Sul no Município. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 252–271, 2017. DOI: 10.21664/2238-8869.2017v6i1.p252-271. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/2195. Acesso em: 16 abr. 2024.