Biossurfactantes: Uma alternativa para o mercado industrial

  • Ana Paula Pereira dos Santos Universidade de Pernambuco - UPE
  • Mitaliene de Deus Soares Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Edbhergue Ventura Lola Costa Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Resumo

Os biossurfactantes são moléculas com características tensoativas, isto é, tem o potencial de baixar a tensão superficial de líquidos, sendo indicados em diversas áreas de aplicação industrial e recuperação de derramamento de óleos em áreas afetadas. Através de atividades metabólicas, as bactérias e fungos sintetizam estes compostos anfipáticos na fase exponencial de crescimento microbiano, liberando moléculas com propriedades especificas de acordo com o tipo de substrato. Assim, busca-se alternativas e processos biotecnológicos que alcancem bons rendimentos e baixo custo na obtenção dos biossurfactantes. Com essa finalidade são utilizados óleos vegetais, óleos residuais de frituras e resíduos agroindustriais que apresentam características peculiares importantes para produção destas moléculas. Atualmente mais de 80% dos produtos de limpeza são fabricados com surfactantes sintéticos derivados do petróleo. O objetivo deste artigo foi destacar os aspectos relacionados na produção dos surfactantes de origem biológica e a importância destes para serem empregados no mercado industrial.

Biografia do Autor

Ana Paula Pereira dos Santos, Universidade de Pernambuco - UPE
Mestre em Biociência Animal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Laboratorialista na Universidade de Pernambuco - UPE. Brasil. 
Mitaliene de Deus Soares Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Mestrado em andamento em Biociência Animal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Brasil.
Edbhergue Ventura Lola Costa, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Doutor em Biociência Animal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.
Publicado
2016-06-28
Como Citar
Santos, Ana Paula, Mitaliene Silva, e Edbhergue Costa. 2016. Biossurfactantes: Uma Alternativa Para O Mercado Industrial. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 5 (1), 88-103. https://doi.org/https://doi.org/10.21664/2238-8869.2016v5i1.p88-103.
Seção
Dossiê - Biotecnologia e Inovação: Dos laboratórios de Ensino e Pesquisa às Políticas Públicas