Centralidade em Senador Canedo (GO): O caso do bairro Jardim das Oliveiras

Autores

  • Gustavo Henrique Mendonça Universidade Estadual de Goiás – UEG.
  • Janes Socorro da Luz Universidade Estadual de Goiás – UEG.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2015v4i2.p146-157

Resumo

O presente trabalho busca uma verificação da formação e existência da centralidade no bairro Jardim das Oliveiras na cidade de Senador Canedo (GO). Foi objetivado de modo geral caracterizar a formação desse subcentro de acordo com o arranjo interno do espaço da cidade, bem como as atividades desenvolvidas no bairro, como comércio e serviços e os usos exercido pela população do bairro. Buscou-se portanto, através de entrevistas com comerciantes, usuários e moradores do bairro, caracterizar duas avenidas como centralizadoras de atividades comerciais e de serviços na região, as avenidas Senador Canedo e Macaúbas. Desta maneira foi possível identificar a centralidade existente no bairro e a concentração de serviços e comércios nas avenidas mencionadas.

Palavras chave: Centro; Centralidade; Jardim das Oliveiras; Senador Canedo.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Mendonça, Universidade Estadual de Goiás – UEG.

Mestrado em andamento em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás – UEG.

Janes Socorro da Luz, Universidade Estadual de Goiás – UEG.

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente da Universidade Estadual de Goiás – UEG.

Referências

Beltrão S 2001. Maria Encarnação. Textos e contextos para a leitura geográfica de uma cidade média. Unesp, Presidente Prudente.
Cavalcanti LS 2001. Uma geografia da cidade: elementos da produção do espaço urbano. In: Cavalcanti LS (org). Geografia da Cidade: a produção do espaço urbano de Goiânia. Alternativa, Goiânia.
Corrêa RL 1995. O Espaço Urbano. 3ed. Editora Ática, São Paulo.
Corrêa RL 2011. A Condição Espacial. Editora Contexto, São Paulo.
Lima LO 2007. Reestruturação Intra-Urbana em Senador Canedo: A implantação do “shopping” Senador Center e os impactos socioespaciais ocorrido na avenida dom Emanuel. Monografia (Licenciatura em Geografia), Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.
Lima LO 2010. Rearranjos nos Espaços da Metrópole Goiana: As metamorfoses recentes no espaço urbano de Senador Canedo.. Dissertação de Mestrado, Instituto de Estudos Sócio-Ambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
Paula FMA 2003. Descentralização e segregação sócio-espacial em Goiânia: uma caracterização das centralidades dos setores Bueno, Oeste e Marista. Dissertação de Mestrado, Instituto de Estudos Sócio-Ambietais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
Tourinho AO 2006. Centro e centralidade: uma questão recente. In: Oliveria AU, Carlos AFA (Orgs). Geografia das Metrópoles. Contexto, São Paulo.
Villaça F 1998. Espaço Intra-Urbano no Brasil. Studio Nobel: FAPESP: Lincoln Institute, São Paulo.

Publicado

2015-11-20

Como Citar

MENDONÇA, Gustavo Henrique; LUZ, Janes Socorro da. Centralidade em Senador Canedo (GO): O caso do bairro Jardim das Oliveiras. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 146–157, 2015. DOI: 10.21664/2238-8869.2015v4i2.p146-157. Disponível em: https://periodicos.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/1342. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente (SNCMA2014)