AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE FLUORETO EM ÁGUA DE ABASTECIMENTO DE CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.29232/2317-2835.2018v23i1.p2-6Resumo
A concentração de fluoreto é um parâmetro importante para a avaliação da qualidade de fluoretação das águas de abastecimento, sendo o teor recomendado de 0,6 a 0,8 ppm. Objetivo: avaliar a concentração de fluoreto nas águas que abastecem dez Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) no município de Anápolis. Métodos: avaliações realizadas por meio da análise do íon flúor nas amostras estudadas, utilizando colorímetro digital para as leituras. Resultados: Oito dos dez CMEIs apresentaram amostras dentro das especificações esperadas. Os dois CMEIs que apresentaram valores abaixo do recomendado utilizavam água proveniente de poço, cisterna ou fontes mistas. Conclusões: Os dados obtidos neste estudo reforçam a importância do monitoramento da concentração de fluoreto na água consumida em instituições de ensino, uma vez que a população infantil constitui grupo de risco para o desenvolvimento de fluorose dentária.
Palavra-Chave: Abastecimento de água, Fluoretação, Monitoramento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o trabalho de minha autoria foi submetido apenas para este periódico e por isto, não sendo simultaneamente avaliado para publicação em outra revista. Nós autores, acima citados, assumimos a responsabilidade pelo conteúdo do trabalho submetido e confirmar que o trabalho apresentado, incluindo imagens, é original. Concordamos em conceder os direitos autorais ao periódico Scientific Investigation in Dentistry.