USO DO INTERCÂMBIO POR TROCA DE FIGURA PARA TRATAMENTO ODONTOLÓGICO DO PACIENTE COM SÍNDROME DO X-FRÁGIL: SÉRIE DE CASOS.
Abstract
A Síndrome do X-Frágil (SXF) é uma alteração genética ligada ao cromossomo X. É uma das causas hereditárias mais comum de déficit cognitivo e um verdadeiro desafio ao cirurgião-dentista. O objetivo dessa série de casos é abordar o manejo comportamental durante o tratamento odontológico em 3 pacientes com síndrome do X-frágil utilizando o sistema de intercâmbio por troca de figuras (PECs). A amostra foi composta por pacientes do gênero masculino com idades de 15 (P1), 19 (P2) e 29 (P3) anos (P1e P2 melanodermas e P3 leucoderma). Todos os pacientes apresentavam alguma necessidade odontológica específica com indicação de tratamento periodontal. Os pacientes apresentavam alto grau de ansiedade e comprometimento severo na comunicação verbal, porém não eram agressivos. Os pacientes P2 e P3 já possuiam histórico de atendimento odontológico anterior somente possível com anestesia geral. Como uma alternativa para verificar a possibilidade de atendimento ambulatorial desses pacientes, foram utilizados os PECs com o objetivo de acolher e facilitar a comunicação. Sua principal importância é antecipar as atividades a serem realizadas, promovendo ambientação, melhorando a comunicação profissional-paciente e diminuindo o estresse do paciente. A partir dessas atividades, foi possível a realização do atendimento ambulatorial sem sedação oral e sem contenção/restrição física em todos os pacientes, sendo superada as dificuldades comunicativas e comportamentais dos mesmos. Portanto, os PECs são importante ferramenta mediadora que pode facilitar a inserção e o manejo do paciente com SXF com alterações neurocognitivas, possibilitando o atendimento odontológico ambulatorial com o objetivo de promover saúde bucal e qualidade de vida a esses pacientes.Downloads
Published
2017-05-09
Issue
Section
Resumos XVI JOCAPE da Universidade de São Paulo - USP
License
Declaro que o trabalho de minha autoria foi submetido apenas para este periódico e por isto, não sendo simultaneamente avaliado para publicação em outra revista. Nós autores, acima citados, assumimos a responsabilidade pelo conteúdo do trabalho submetido e confirmar que o trabalho apresentado, incluindo imagens, é original. Concordamos em conceder os direitos autorais ao periódico Scientific Investigation in Dentistry.