A incorporação das metodologias ativas nos planos de aula da periodontia

Authors

  • Germana Jayme Borges
  • Getúlio Souza de Marães
  • Henrique Carneiro
  • José Cláudio Motão
  • Moema Souza
  • Paula Renata Damaceno
  • Virgílio Moreira RORIZ

Abstract

Com o objetivo de melhor atender uma nova geração de alunos, os da geração Y, as
universidades têm inserido diferentes metodologias de ensino no processo de
aprendizagem, dentre elas as metodologias ativas. A área de Periodontia do Curso de
Odontologia da UniEVANGÉLICA verificou cada conteúdo a ser ministrado e em quais
deles é possível a inserção de metodologias ativas dentro da carga horária existente. Nas
turmas anteriores sempre foi trabalhado a aula expositiva e atividades práticas em
laboratório. As atividades de laboratório são consideradas atividades ativas e se inserem
no método ativo/ oficina. Dentro dos conteúdos analisados observou-se que será
possível introduzir nos planos de aula métodos de ensino como estudos dirigidos,
portfólios, seminários, continuar com as oficinas em laboratório e realizar atividades
práticas na clínica. A criação de um portfólio é interessante porque torna possível
realizar diversas atividades de diferentes conteúdos e acompanhar o aluno no semestre
seguinte, na Periodontia II. Como exemplo, pode-se trabalhar o aprendizado da
anatomia do periodonto por meio de desenhos à mão livre ou com auxílio de papel
vegetal para cópias de imagens, para aqueles que não possuem a habilidade para
desenhar. Pode-se também utilizar imagens e a partir destas, desenhadas ou coladas
desenvolver textos referentes ao conteúdo. Além disso, logo após o conteúdo de
Diagnóstico ter sido ministrado, os alunos desenvolverão em clínica, atividades
referentes aos exames para diagnóstico das doenças periodontais. Na Periodontia III, a
Medicina Periodontal será estudada através de aulas expositivas dialogadas e do método
ativo/Seminário. Na aula expositiva dialogada, o aluno será motivado ao
questionamento e à ligação do conteúdo ministrado com o conhecimento prévio
adquirido em disciplinas anteriores. A aula expositiva dialogada continuará sendo a
principal ferramenta da Disciplina, mas a inserção de novas metodologias ativas nos
planos de aula significará um diferencial de aprendizagem para os alunos.

Published

2016-02-01