Acidentes e complicações em exodontia: utilização de diferentes metódos de ensino/aprendizagem
Abstract
Na atual configuração curricular e na organização disciplinar, o professor é desafiado aatuar como uma nova visão no processo de ensino e aprendizagem. É importante
observar que no passado havia predominância de exposição do conteúdo em palestras
que reforça uma ação de transmissão de conteúdos prontos, acabados e determinados. O
conteúdo de acidentes e complicações em exodontia foi trabalhado em aula expositiva
dialogada onde o conhecimento prévio foi considerado, e para tanto realizou-se um
diagnóstico destas informações através da tempestade mental com a participação dos
estudantes, onde suas observações foram consideradas, analisadas e respeitadas,
buscando a superação da passividade e imobilidade intelectual. Após esta ação,
reorganizou-se em uma sequência lógica as ideias apresentadas, selecionando os tópicos
de maior relevância para a sedimentação do assunto proposto. A transmissão do
conteúdo foi realizada buscando sempre uma inter-relação entre teoria e prática através
da apresentação de casos clínicos. Na sequência foi realizado um estudo de casos com a
projeção de imagens clínicas referentes ao conteúdo estudado os quais foram
solucionados pelos alunos sob orientação do professor. A avaliação foi processual e
através da participação dos estudantes acompanhou-se a compreensão e a análise dos
conceitos apresentados e construídos observando-se o cumprimento dos objetivos
propostos.
Published
2016-02-01
Issue
Section
TRABALHOS
License
Declaro que o trabalho de minha autoria foi submetido apenas para este periódico e por isto, não sendo simultaneamente avaliado para publicação em outra revista. Nós autores, acima citados, assumimos a responsabilidade pelo conteúdo do trabalho submetido e confirmar que o trabalho apresentado, incluindo imagens, é original. Concordamos em conceder os direitos autorais ao periódico Scientific Investigation in Dentistry.