Acidentes e complicações em endodontia por metodologia de problematização (PBL)
Abstract
A metodologia de problematização foi utilizada com objetivo de conduzir o públicoalvo na identificação dos tipos de acidentes e complicações que podem ocorrer durante
o tratamento endodôntico. Os alunos foram estimulados a discutir a respeito dos
acidentes e complicações nas diferentes etapas dos procedimentos operatórios
relacionados a endodontia, assim como o diagnóstico das causas e os protocolos de
tratamento dessas intercorrências. Um caso clínico relatando diversos tipos de acidentes
durante o tratamento endodôntico foi apresentado aos alunos na forma de texto.
Inicialmente, os alunos foram divididos em grupos de 06 e fizeram a leitura do caso
clínico e anotaram os termos desconhecidos. Em seguida, os grupos identificaram os
problemas encontrados no caso apresentado. Identificados os problemas foram
formuladas as hipóteses a partir de conhecimentos prévios. Nesse momento, os alunos
foram estimulados pelos mediadores da atividade a fazer o levantamento das causas dos
problemas ocorridos nas diferentes etapas de um procedimento endodôntico. Os
acidentes foram analisados desde erros ocorridos na fase de diagnóstico, passando pelas
fases de acesso endodôntico, odontometria, limpeza, modelagem e obturação do canal
radicular. Essas hipóteses das causas dos acidentes foram escritas em forma de resumo
que serviram de base para nortear o aprofundamento do conhecimento a respeito do
tema. Foi oportunizado ao aluno um intervalo de tempo para busca de conhecimentos e
comprovações científicas em: livros, artigos, bases de dados e sites específicos da área.
Em um segundo momento, foi estimulada uma rediscussão do problema frente aos
novos conhecimentos adquiridos na fase de estudo anterior. Os alunos foram avaliados
individualmente pela participação nas discussões e qualidade das informações
apresentadas. A metodologia de problematização foi capaz de estimular o aluno na
buscar o conhecimento por si próprio. Além de solidificar os conhecimentos do aluno a
respeito do tema proposto pela atividade, essa metodologia reforça no futuro
profissional a capacidade de diagnosticar um problema e buscar uma solução para o
mesmo com base em comprovações científicas.
Downloads
Published
2016-02-01
Issue
Section
TRABALHOS
License
Declaro que o trabalho de minha autoria foi submetido apenas para este periódico e por isto, não sendo simultaneamente avaliado para publicação em outra revista. Nós autores, acima citados, assumimos a responsabilidade pelo conteúdo do trabalho submetido e confirmar que o trabalho apresentado, incluindo imagens, é original. Concordamos em conceder os direitos autorais ao periódico Scientific Investigation in Dentistry.