Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

Author Guidelines

A revista Scientific Investigation in Dentistry, dirigida à classe odontológica, destina-se à publicação de artigos científicos inéditos e originais, relatos de casos clínicos e de técnicas. Artigos de revisão serão publicados mediante convite do editor-chefe.

I- Nomas Gerais

1- Os trabalhos deverão ser submetidos online na página da Scientific Investigation in Dentisty;

2- Os trabalhos serão considerados para publicação na revista Scientific Investigation in Dentistry após revisão crítica do Corpo Editorial Especializado que apreciará a relevância e pertinência do trabalho. Fica estabelecido de que a responsabilidade pelo conteúdo do trabalho é inteiramente dos autores. Todos os trabalhos devem ser acompanhados de uma carta de encaminhamento ao editor chefe, cujo modelo está sugerido no final destas normas. Esta é uma carta datada e assinada por cada autor (não apenas o autor correspondente), afirmando que:
• O trabalho foi submetido apenas ao periódico Scientific Investigation in Dentistry e que não está simultaneamente sendo avaliado para publicação em outra revista.
• Autores devem assumir a responsabilidade pelo conteúdo do trabalho submetido e confirmar que o trabalho apresentado, incluindo imagens, é original. Autores devem lembrar de que se as imagens incluídas (por exemplo, tabelas e figuras) foram previamente publicadas pode-se exigir permissão de direitos autorais.
• Indicar de que não há conflitos de interesse que possam interferir nos resultados da pesquisa.
• Concordar com a concessão dos direitos autorais à revista Scientific Investigation in Dentistry.

3- A revista Scientific Investigation in Dentistry deterá o direito autoral sobre o trabalho publicado podendo permitir sua reprodução total ou parcial.

4- Autoria: Artigos que apresentam mais do que 6 autores devem enviar uma carta de apresentação do trabalho justificando a inclusão de todos autores. Todos os autores citados deverão estar envolvidos no trabalho e deverão ter lido o documento antes de ser enviado para publicação. As afirmações e opiniões dos artigos assinados são de responsabilidade integral do(s) autor(es).

5- A revista reserva-se o direito de editar o trabalho visando adequá-lo ao espaço disponível com clareza e correção textuais.

6 – A revista reserva-se o direito de solicitar material instrutivo adicional ao(s) autor(es).

7- A revista reserva-se o direito de solicitar a tradução do trabalho para a língua inglesa. Esta poderá oferecer este serviço, entretanto, com oneração aos autores.

II – Corpo Editorial

1- Os trabalhos inicialmente passarão por uma triagem, onde serão considerados para avaliação, apenas trabalhos que estiverem dentro do foco e escopo da revista e dentro das normas de publicação da Scientific Investigation in Dentistry. Estes trabalhos receberão uma carta de submissão, declarando que o trabalho está em processo de avaliação. Os trabalhos inadequados serão automaticamente devolvidos aos autores para reformulações, sem direito à carta de submissão.

2- O conselho editorial da revista removerá toda a identificação do trabalho que será substituído por um número de registro, antes de encaminhar para o corpo editorial que fará a avaliação por pares. O conselho editorial da revista decidirá sobre a conveniência de publicação ou não do trabalho, bem como, de correções e possíveis modificações.

3- Os trabalhos selecionados serão comunicados aos seus autores sobre o ACEITE da revista e publicados conforme a disponibilidade do espaço editorial.

4- O trabalho poderá ser retirado pelo(s) autore(es), segundo seu critério de conveniência, a qualquer momento, porém, antes e ser enviado para diagramação.

5- Os trabalhos selecionados pelo conselho editorial serão encaminhados para revisão na língua em que foi redigido, seja português ou inglês.

 

III – Notas para a Preparação de Submissão do Trabalho

Originais deverão ser redigidos em português, espanhol ou inglês.

1- Folha de rosto, em arquivo separado, deverá conter as seguintes informações:

- Título do trabalho na língua em que foi redigido o trabalho e na língua inglesa.
- Nome(s) dos autores, principal titulação e afiliação institucional
- Indicação das fontes de fomento da pesquisa, se houver.
- Nome, endereço, telefone, fax e e-mail do autor correspondente

2 – Artigo (sem informações que permitam a identificação dos autores)

O artigo deverá ser realizado no Word, layout de página para papel A4, letra Arial 12, com no máximo 15 laudas, com margens 3 cm no topo, rodapé e em ambos os lados, em espaço 1,5.

Quando existirem legendas das ilustrações (fotos, gráficos, desenhos): Devem estar inseridas em página separada e numerada, ao final do texto original. No texto devem ser indicados os espaços de ocupação, entretanto, a revista se reserva ao direito de adequá-los à melhor formato de editoração, quando não for possível respeitar a indicação feita pelos autores.

Estrutura do Texto (Artigo original)

- Título do trabalho em português (ou na língua em que foi redigido o trabalho)
- Título do trabalho em inglês (ou em Português, caso redigido em inglês)
- Resumo não deve exceder 250 palavras e ser redigido na língua do trabalho.
- Unitermos com 3 a 6 palavras-chaves de acordo com o DeCS (Descritores em ciência da saúde). Consultar a página http://decs.bvs.br/

- Introdução: deve ser apresentado em um formato estruturado, contendo os seguintes temas, embora não nas subposições: declarações sucintas do assunto em questão, e que a essência do conhecimento existente e compreensão pertinentes ao assunto. O parágrafo final da introdução deve indicar claramente os objetivos e / ou objetivo do trabalho que está sendo relatado.

- Material e Métodos: devem ser apresentados com suficientes detalhes que permeiam confirmação das observações encontradas.

- Resultados: Não deverá repetir os mesmos dados nas figuras de tabelas. Observações importantes devem ser enfatizadas.

- Discussão: Confronto dos resultados obtidos com a literatura considerando a metodologia adotada.

- Conclusão: percepções obtidas com o trabalho a partir dos objetivos.

-  Abstract - resumo em inglês ou resumo em português, caso redigido em inglês.

 Keywords – (unitermos em inglês)

- Agradecimentos – se houver

- Referências Bibliográficas – (observar item 5)

 Estrutura do Trabalho (Relato de Caso)

- Título do trabalho em português (ou na língua em que foi redigido o trabalho)
- Título do trabalho em inglês (ou em Português, caso redigido em inglês)
- Resumo não deve exceder 250 palavras e ser redigido na língua do trabalho.
- Unitermos com 3 a 6 palavras-chaves de acordo com o DeCS (Descritores em ciência da saúde). Consultar a página http://decs.bvs.br/

-  Introdução: deve ser apresentado em um formato estruturado, contendo os seguintes temas, embora não nas subposições: declarações sucintas do assunto em questão, e que a essência do conhecimento existente e compreensão pertinentes ao assunto. O parágrafo final da introdução deve indicar claramente os objetivos e / ou objetivo do trabalho que está sendo relatado.

 - Relato de caso: descrever os aspectos clínicos e todos os procedimentos de diagnóstico e tratamento realizados. Nos casos aplicáveis deve ser explicito o tempo de proservação.

-  Discussão: explicação dos procedimentos de diagnóstico e tratamento adotados, ponderação das características encontradas no presente caso em comparação com a literatura previamente publicada.

-  Considerações Finais: percepções obtidas com o trabalho.

-  Abstract - resumo em inglês ou resumo em português, caso redigido em inglês.
-  Keywords – (unitermos em inglês)
-  Agradecimentos – se houver
-  Referências Bibliográficas – (observar item 5)

3 - Tabelas
- As tabelas devem ser enviadas em documentos separados e suas legendas citadas ao final do documento principal.

- Cada tabela com sua respectiva legenda deve estar em espaço 1,5;
- As tabelas devem ser numeradas com números arábicos;

4- Figuras
- Devem ter resolução mínima de 300Kb
- Deverão ser anexadas em arquivos separados do texto em arquivo JPEG ou TIFF. Estas deverão ser renomeadas de tal forma facilite o entendimento do que se refere. Ex.: Figura 1, Figura 2A, etc.

5- Referências Bibliográficas

As referências bibliográficas deverão seguir o padrão Vancouver sobrescrito.

A citação dos autores no texto poderá ser feira de duas maneiras:
- Forma indireta, numérica: ... and interfere with the bacterial system and tissue system3,4
- Forma direta, alfanumérica:
Um autor: Silva (2009) 23
Dois autores: Silva e Carvalho (2010) 25
Três ou mais autores: Silva et al. (2012)16

Lista de referências bibliográficas:
a. Artigos:

de Carvalho MA, Lazari-Carvalho PC, Polonial IF, de Souza JB, Magne P. Significance of immediate dentin sealing and flowable resin coating reinforcement for unfilled/lightly filled adhesive systems. J Esthet Restor Dent. 2021;33(1):88-98.

b. Livro:

De 1 a 6 autores referenciam-se todos separados por vírgula. Mais de 6 (seis) autores, referenciam-se até os 6 primeiros, seguindos da expressão latina “et al”.
Exemplo: Cunningham FG, Macdonanld PC, Gant NF, Leveno KJ, Gilstrap III LC, Hankins GCV, et al. Williams obstetrics. 20 ed. Stamford: Appleton & Lange; 1997.

c. Capítulo de livro:
I. Com a mesma autoria da obra:
Exemplo: Ruiz JA. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 3 ed. São Paulo: Atlas; 1991. Cap. 3: Como elaborar trabalhos de pesquisa.

II. Com autoria de capítulo:
Exemplo: Phillips SJ, Whisnart JP. Hypertesion and stroke. In: Lsaragh JH, Brenner BM, editors. Hypertesion: Pathophisiology, diagnosis and management. 2 ed. New York: Raven Press; 1995. P465-78.


IV – Aspectos Éticos

Estudos realizados em seres humanos e prontuários clínicos, radiografias, modelos de estudo, devem ter o consentimento por escrito do paciente e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Unidade, conforme normas estabelecidadas pela Resolução n. 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e seus complementos.

Para os estudos de Ensaios Clínicos há exigência de registro dos em base de dados conforme recomendação aos editores da LILACS e SCIELO disponível em: http://espacio.bvsalud.org/boletim.php?articleId=05100440200730.

Para estudos realizados em modelos animais exige-se respeito à legislação em vigor e aprovação da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).

 

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