Relato de experiência júri simulado na saúde coletiva V

Autores

  • Ana Luiza Rodrigues Franco Junqueira Universidade Federal de Uberlândia
  • Amanda Borges Rufino Cruz Universidade Federal de Uberlândia
  • Stefan Vilges de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-9868.2024v2i12.p67-71

Palavras-chave:

Saúde Pública, Estudantes de Medicina, Aprendizagem

Resumo

Introdução: O método ativo de ensino médico busca dar protagonismo ao estudante em seu processo de aprendizagem, apresentando situações-problema que estimulem o pensamento crítico e a busca por respostas, promovendo autonomia. Diante da necessidade de favorecer essa participação ativa, métodos como Aprendizagem Baseada em Problemas - Júri Simulado surgem como estratégia para redirecionar o processo de aprendizagem dos estudantes. Objetivos: Relatar como a realização de uma atividade simulada em uma universidade federal brasileira dialoga com o método ativo de aprendizado. Métodos: Foi feita revisão integrativa da literatura de artigos que descreviam as novas metodologias de ensino na Medicina para embasar a parte teórica do relato. Relato de Experiência: Relato de uma atividade proposta pelo componente curricular Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina. A metodologia ativa utilizada foi o Júri Simulado, partindo de um problema concreto, objetivo e previamente estudado para análise pelos estudantes. A formulação de hipóteses para embasar uma argumentação crítica na tomada de decisões tornou-se essencial para o julgamento final, preparando os alunos para defenderem suas ideias. Discussão: Observou-se que a metodologia de colocar o estudante de Medicina no centro do processo de aprendizado incentivou a busca por informações verídicas para embasar seus posicionamentos nas arguições orais. Destacou-se também a interação entre os colegas e a ludicidade durante a atividade, rompendo com o padrão tradicional de aprendizado. Conclusões: O Júri Simulado proporcionou aos alunos o reconhecimento da importância do pensamento crítico e argumentativo para lidar com situações-problema e futuros desafios na vida profissional e pessoal.

Referências

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Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA