A relação entre a rede social de apoio, o desempenho acadêmico e a qualidade de vida de estudantes de medicina comparada a outros cursos de uma mesma universidade

Autores

  • Adiel Sant’Ana Filho
  • Caio de Moura Torres
  • Laura Ferreira de Almeida
  • Nicole Gundim de Souza
  • Pedro Augusto Tavares de Sá
  • Vitor Gabriel Botelho Davi
  • Higor Chagas Cardoso

Resumo

O desempenho acadêmico se baseia em avaliações, dentro de um determinado período, e são determinadas por características de diferentes níveis de cobrança, avaliado por meio de indicadores. Enquanto isso, a qualidade de vida dos estudantes de medicina é fortemente impactada pela carga horária, que aumentam o estresse, privam o sono, contribuindo para um aumento nos transtornos mentais. A constante necessidade de êxodo da cidade natal para a graduação dificulta a manutenção da rede de apoio, composta por familiares, amigos e igreja que estão dispostos a ajudar nas dificuldades. Assim, o objetivo desta pesquisa está em avaliar como a rede social de apoio pode afetar o desempenho acadêmico e a qualidade de vida de estudantes de medicina comparado a outros cursos. Trata-se de um estudo observacional analítico de natureza quantitativa, realizado no Curso de Medicina e de Odontologia da Universidade Evangélica de Goiás-UniEvangélica. O público-alvo são alunos do sexto e sétimo período. Será aplicado um questionário que abrange aspectos socioeconômicos, qualidade de vida, desempenho acadêmico e rede de apoio, todos em língua portuguesa e adaptados a necessidade do presente estudo. A aplicação do questionário servirá de ferramenta para avaliar as 3 variáveis do estudo isoladamente e interligadas e por fim comparar os dados obtidos entre o Curso de Odontologia e o Curso de Medicina. Os aspectos éticos respeitam as orientações da resolução 466 de 2012 e 510 de 2016, ambas do Conselho Nacional de Saúde. Os participantes serão voluntários e assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Downloads

Publicado

2024-06-17 — Atualizado em 2024-12-20

Versões

Edição

Seção

RESUMOS - Educação em Saúde