O efeito do estresse agudo sobre os parâmetros cardiovasculares em estudantes universitários
Resumo
O estresse mental faz referência a qualquer alteração que provoque a homeostase do corpo, forçando os sistemas a se adaptarem na tentativa de manter o equilíbrio. Atualmente, estudos comprovam efeitos agudos e crônicos do estresse, sendo esse prejudicial a vários sistemas do corpo humano. O estresse ativa o sistema nervoso simpático, promovendo alterações cardiovasculares e hemodinâmicas como vasoconstrição, aumento da resistência vascular periférica, elevação da pressão arterial, frequência cardíaca, cortisol e peptídeo natriurético cerebral. Assim, o objetivo do estudo é verificar os efeitos do teste de estresse cognitivo agudo sobre os parâmetros cardiovasculares físicos e hematológicos em estudantes de medicina. O estudo é do tipo transversal analítico, serão analisados 54 alunos, de uma população de discentes do curso de medicina da UniEVANGÉLICA do 1° ao 8° período, serão incluídos na pesquisa apenas aqueles participantes que forem alunos de Medicina, estudantes da UniEvangélica, maiores de idade e regulares no curso. Serão considerados critérios de exclusão a presença de comorbidades, uso de medicamentos psicotrópicos ou cardiovasculares e déficit cognitivo. O método de análise será feito a partir da coleta de dados sociodemográficos para inclusão e exclusão dos dados dos participantes, posteriormente, será feita a coleta de sangue e dos parâmetros físicos e antropométricos. Os participantes serão divididos em grupo experimental, o qual fará o teste Mannheimer Multikom ponentenStress-Test e grupo controle, que realizará o teste de estresse por meio do dispositivo Stroop. Após a realização dos testes, as coletas serão realizadas novamente. Os resultados serão descritos como média, desvio padrão, frequências e porcentagens. A variação entre as médias (pré-pós-intervenção e entre intervenções) serão calculadas. A distribuição das variáveis será verificada pelo teste de Shapiro-Wilk. A comparação dos resultados da intervenção será pelo teste t-Student para amostras dependentes ou Teste de Wilcoxon. A análise de variância (ANOVA) two-way será usada para verificar o efeito da intervenção. O valor de p considerado será <0,05. Os dados serão analisados no software Statistical Package for Social Science (SPSS, IBM, versão 24, Armont, NY). Espera-se que os parâmetros avaliados se alterem após a realização dos testes, considerando um aumento exacerbado nos participantes do grupo experimental em detrimento daqueles do grupo controle.