Repetição espaçada na educação médica: revisão integrativa da literatura

Autores

  • Murilo Marmori Cruccioli
  • Marta Isadora de Araújo
  • Dejamar Vinícius Dias Marinho
  • Olavo Antônio Ribeiro Pimenta
  • Túlio Oliveira Cruz Batista
  • Leandro Nascimento da Silva Rodriguez

Resumo

A repetição espaçada é a metodologia que propõe revisões programadas do conteúdo estudado por meio de flashcards, pequenas cartas com oclusão de termos importantes, como modo de evitar a curva natural do esquecimento. A eficiência dessa prática na educação médica ainda não é totalmente esclarecida.: Realizamos uma revisão integrativa para investigar a influência da repetição espaçada na educação médica.: Foi realizada a pesquisa nas bases PubMed, Scopus, Embase e Cochrane Central de estudos que comparassem a prática distribuída com outras técnicas de estudos em alunos de medicina ou médicos residentes. Foram incluídos 20 estudos com 2029 estudantes. Por meio de relatos dos alunos, foi notável a melhora no sono e diminuição da ansiedade pré-prova. Testes avaliativos mostraram melhora geral de desempenho acadêmico em doze estudos e indiferença em oito. Os resultados de nossa busca ainda não podem determinar se a repetição espaçada é superior aos outros métodos tradicionais, visto que não houve diferença significativa entre os estudos.

Downloads

Publicado

2024-06-17

Edição

Seção

RESUMOS - Educação em Saúde