Sistemas de informação em saúde como componente estratégico para melhores resultados no Previne Brasil: um relato de experiência.
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-9868.2023v11i1.p46-53Palavras-chave:
Palavras Chaves: Atenção Primária em Saúde; Economia da Saúde; Ferramentas e Metodologias Baseadas nas TIC.Resumo
Objetivo: discutir sobre estratégias de planejamento, monitoramento e avaliação dos indicadores do Previne Brasil a partir de vivências com um município do interior pernambucano acerca dos sistemas de informações utilizados no âmbito da APS. Métodos: Trata-se de um relato de experiência a partir de estratégias elaboradas pela equipe de gestão da Atenção Primária de um município do interior pernambucano a partir do Programa Previne Brasil entre o terceiro quadrimestre do ano de 2021 e o primeiro quadrimestre de 2022. Resultados: Quanto as atividades elaboradas, houve esforços da equipe gestora da APS para diagnosticar os problemas e posteriormente atacar os problemas chaves para qualificar algumas práticas e dispor de melhorias nesse nível de atenção. Atividades de planejamento, escuta, visitas in loco, monitoramento de indicadores, avaliação de indicadores e treinamento de equipes foram algumas das estratégias para alavancar os indicadores. É preciso lembrar e destacar que o Previne Brasil é a forma atual de financiamento da APS e a seriedade como que tratamos desse programa é um reflexo do comprometimento e seriedade de uma gestão com a manutenção e defesa do modelo de APS e estratégia de saúde da família o qual se compreende. Conclusão: Espera-se que os resultados dessa pesquisa possam nortear práticas de outros entes federados para além de contribuir com outras pesquisas acerca de tecnologias e informática na saúde, tema ainda pouco explorado na comunidade científica em saúde.
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