A percepção de acadêmica acerca da Sondagem Vesical em diferentes campos de prática: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-9868.2023v11i1.p54-59Palavras-chave:
Cateteres de demora; Cuidados de Enfermagem; Centros de Saúde, Educação em EnfermagemResumo
Objetivo: Este trabalho tem como objetivo relatar e refletir acerca da percepção de acadêmicas
sobre a Sondagem Vesical. Metodologia: A metodologia deste trabalho é o relato de experiência,
que é o produto científico próprio, a partir dos estágios curriculares do curso de Enfermagem
realizados entre maio e agosto de 2022 nos serviços pré e intra-hospitalares. Descrição da
Experiência: Foi realizada a Sondagem Vesical em duas pacientes, em dois serviços (Unidade de
Pronto-Atendimento e hospital), em contextos distintos resultando em experiências diferentes. A
primeira Sondagem Vesical, revelou a dificuldade da realização da técnica concernente à anatomia
feminina e a indicação médica diante da demanda familiar. Na segunda cateterização, observou-se
a postura apressada da realização que feriu a esterilidade da técnica e a falta de registros
adequados. Diante do exposto discutiu-se a respeito do dever e responsabilidade do enfermeiro
em relação à privacidade e ao registro. Considerações Finais: Conclui-se a importância da postura
profissional de garantia ao direito de privacidade, a manutenção do procedimento estéril e o
registro da realização da técnica, a partir da Prática Baseada em Evidências (PBE) e do raciocínio
crítico.
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