A percepção de acadêmica acerca da Sondagem Vesical em diferentes campos de prática: relato de experiência

Autores

  • Ana Elisa Eurich Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas
  • Albimara Hey

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-9868.2023v11i1.p54-59

Palavras-chave:

Cateteres de demora; Cuidados de Enfermagem; Centros de Saúde, Educação em Enfermagem

Resumo

Objetivo: Este trabalho tem como objetivo relatar e refletir acerca da percepção de acadêmicas
sobre a Sondagem Vesical. Metodologia: A metodologia deste trabalho é o relato de experiência,
que é o produto científico próprio, a partir dos estágios curriculares do curso de Enfermagem
realizados entre maio e agosto de 2022 nos serviços pré e intra-hospitalares. Descrição da
Experiência: Foi realizada a Sondagem Vesical em duas pacientes, em dois serviços (Unidade de
Pronto-Atendimento e hospital), em contextos distintos resultando em experiências diferentes. A
primeira Sondagem Vesical, revelou a dificuldade da realização da técnica concernente à anatomia
feminina e a indicação médica diante da demanda familiar. Na segunda cateterização, observou-se
a postura apressada da realização que feriu a esterilidade da técnica e a falta de registros
adequados. Diante do exposto discutiu-se a respeito do dever e responsabilidade do enfermeiro
em relação à privacidade e ao registro. Considerações Finais: Conclui-se a importância da postura
profissional de garantia ao direito de privacidade, a manutenção do procedimento estéril e o
registro da realização da técnica, a partir da Prática Baseada em Evidências (PBE) e do raciocínio
crítico.

Referências

1. Universidade Federal Do Rio De Janeiro. FUNDAMENTOS E TECNOLOGIAS DO CUIDAR EM ENFERMAGEM I e II. Procedimentos de Enfermagem. Eliminações urinárias: cateterismo vesical masculino e feminino. [Internet]. 2019 [cited 2022 Aug 2]. Available from: https://www.ufjf.br/fundamentosenf/files/2019/08/POP-FACENF-Elimina%C3%A7%C3%B5es-urin%C3%A1rias-n.-20.pdf
2. Anvisa (BR). Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. [Internet]. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 2017 [cited 2022 Aug 2]. Available from: http://www.riocomsaude.rj.gov.br/Publico/MostrarArquivo.aspx?C=pCiWUy84%2BR0%3D
3. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN No 0450/2013 [Internet]. Cofen – Conselho Federal de Enfermagem. 2013 [cited 2022 Aug 10]. Available from: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-04502013-4_23266.html
4. Daltro MR, Faria AA de. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia [Internet]. 2019 Jun 4 [cited 2022 Aug 2];19(1):223–37. Available from: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/43015.
5. Soares NV, Dall’Agnol CM. Privacidade dos pacientes: uma questão ética para a gerência do cuidado em enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem [Internet]. 2011 [cited 2022 Aug 16];24(5):683–8. Available from: https://www.scielo.br/j/ape/a/NFCfFKxqZ4JJF7CfVY6jhts/?lang=pt
6. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN No 564/2017 [Internet]. Cofen – Conselho Federal de Enfermagem. 2017 [cited 2022 Aug 16]. Available from: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-5642017_59145.html
7. Ministério da Saúde (BR). Carta dos direitos dos Usuários da Saúde. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde [Internet]. 2011 [cited 2022 Aug 16]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartas_direitos_usuarios_saude_3ed.pdf
8. Conterno L de O, Lobo JA, Masson W. Uso excessivo do cateter vesical em pacientes internados em enfermarias de hospital universitário. Revista da Escola de Enfermagem da USP [Internet]. 2011 Oct [cited 2022 Aug 16];45(5):1089–96. Available from: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/ndQ4LpkyKRBdDmCT74K8sMj/?lang=en
9. De J, Santos Barreto J, Pereira M, Larissa C, Lacerda C, Fiorin B, et al. Registros de enfermagem e os desafios de sua execução na prática assistencial. Revista Mineira de Enfermagem [Internet]. 2019 [cited 2022 Aug 16];23:1234. Available from: https://cdn.publisher.gn1.link/reme.org.br/pdf/e1234.pdf
10. Da Rocha DG, Giacomelli Bragé É, Da Silva Ribeiro L, Bossardi Ramos D, Ruas Vrech L, Bisso Lacchini AJ. (Des)construções de conhecimentos na saúde mental por meio da educação permanente em enfermagem. Enfermagem em Foco [Internet]. 2021 Jan 11 [cited 2022 Oct 18];11(4). Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/3393/959
11. Carneiro FA, Silva LP, Da Costa Linch GF. Tutoriais como ferramenta de educação para registros de enfermagem. Enfermagem em Foco [Internet]. 2021 Aug 30 [cited 2022 Oct 18];12(2). Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/3318/1124

Downloads

Publicado

2023-06-30

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA