Avaliação da usabilidade de um material educativo digital interativo: um estudo transversal
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-9868.2023v11i1.p4-14Palavras-chave:
e-Learning. Educação Online. Aprendizagem a Distância. Validação de Software. Educação Médica. Aprendizagem Online. Teleducação Interativa. Tecnologia e Aplicativos de Software. Design Centrado no Usuário.Resumo
Objetivo: verificar a usabilidade do Guia de Bolso Automático (GBA) como método de revisão anatômica para alunos do curso de medicina de uma instituição privada da cidade de Salvador. Metodologia: o estudo foi realizado com alunos da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) do 1º e 2º ano através da aplicação de um formulário virtual disponibilizado por e-mail e aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas. A escala Self Directed Learning Readiness Scale (SDLRS) adaptada foi utilizada para traçar o perfil de estudo dos estudantes, a System Usability Scale (SUS) e o Post Study System Usability Questionnaire (PSSUQ) foram mensuraram a usabilidade do GBA. A pesquisa ocorreu no período de outubro a dezembro de 2021. Resultados: 103 participantes responderam o formulário virtual, sendo 68,9% do sexo feminino e com idade média entre 18 e 20 anos (72,9%), que possuíam um perfil de estudo ativo e familiaridade com recursos digitais. A SUS evidenciou que o GBA foi considerado um aplicativo OK - Score SUS de 68,37 - e, na PSSUQ, a satisfação geral com o sistema obteve média de 2,61 (±0,09), representando uma usabilidade positiva do GBA. Ainda na PSSUQ, a qualidade da informação (2,51 ±0,13) e a qualidade da interface (2,52 ±0,15) obtiveram resultados satisfatórios. Conclusão: o Guia de Bolso Automático é uma ferramenta com boa usabilidade geral. A partir disso, mais estudos são necessários para avaliar seu impacto no desempenho e retenção de conteúdo dos estudantes de medicina.
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