Bullying e saúde mental no ensino fundamental: um relato de experiência

Autores

  • Arthur Arantes Guimarães
  • Daniela Silvestre Costa Silva
  • Hellen Caroline Rui Arata
  • Valentina Silva Leão
  • Giovana Galvão Tavares

Palavras-chave:

Saúde mental, Bullying, Ciberbullying, Inclusão escolar

Resumo

Este texto é um relato de experiência de atividades desenvolvidas no módulo Medicina de Família e Comunidade III no 3º período do curso de medicina. A atividade foi realizada na Escola Lions Anhanguera da cidade de Anápolis - GO com acompanhamento da preceptoria da Unidade Básica de Saúde da Família - Vila Formosa. Os temas trabalhados nas atividades foram o bullying, saúde mental e a inclusão social de indivíduos com deficiências físicas e intelectuais. O bullying e o cyberbullying podem ter um impacto significativo na saúde mental, na qualidade de vida e nos comportamentos de risco, e suas consequências podem se manifestar na perspectiva futura e na empregabilidade. Dessa forma, o projeto teve como objetivo proporcionar às crianças e aos professores das respectivas turmas a sensibilização sobre respeito mútuo, igualdade, equidade e a inclusão social.

Referências

BARBOSA, A. K. L. et al. Bullying e sua relação com o suicídio na adolescência. Revista de Psicologia, v.10, n. 31, 2016.
BOTTINO, S. M.; BOTTINO, C. M., REGINA, C. G., CORREIA, A. V., RIBEIRO, W.S. Cyberbullying and adolescent mental health: systematic review. Cad Saude Publica, v. 31, n. 3, p. 463-75, 2015.
CINTRA, G. M. S. et al. Inclusão escolar: há coesão nas expectativas de pais e professores? Revista de Psicopedagogia, v. 26, n. 79, p. 55-64, 2009.
DOROL, Ophely et al. Systematic review of risk and protective factors for suicidal and self-harm behaviors among children and adolescents involved with cyberbullying. Preventive medicine, v. 152, p. 106684, 2021.
DOS SANTOS, A. O. P. et al. O bullying na primeira infância: revisão integrativa da literatura. Revista Educação Especial, v. 34, p. 1-23, 2021.
FARAJ, S. P. et al. Enfrentando o bullying na escola: experiências de intervenções no combate à violência. Aletheia, v. 54, n. 2, p. 165-172, 2021.
JOHN, Ann et al. Self-harm, suicidal behaviours, and cyberbullying in children and young people: Systematic review. Journal of medical internet research, v. 20, n. 4, p. e9044, 2018.
MARTINEZ, J. et al. Bullying and Cyberbullying in Adolescents from Disadvantaged Areas: Validation of Questionnaires; Prevalence Rates; and Relationship to SelfEsteem, Empathy and Social Skills. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 17, p. 61-99, 2020.
MÉNDEZ I.; JORQUERA, A. B.; RUIZ-ESTEBAN, C.; MARTÍNEZ-RAMÓN, J. P.; FERNÁNDEZ-SOGORB, A. Emotional Intelligence, Bullying, and Cyberbullying in Adolescents. Int J Environ Res Public Health, v. 16, n. 23, p. 4837, 2019.
PERES, S. Q; MARTINS, E. Inclusão dos alunos com deficiência nas escolas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 07, p. 90-101, 2021.
RINGDAL, R.; BJØRNSEN, H. N.; ESPNES, G. A., BRADLEY EILERTSEN, M. E., MOKSNES, U. K. Bullying, apoio social e saúde mental de adolescentes: resultados de um estudo de acompanhamento. Revista Escandinava de Saúde Pública, v.49, n. 3, p. 309-316, 2021.
SANTOS, S. M.; ALMEIDA, K. L. O Papel do Apoiador Escolar na Educação Inclusiva. Revista de Psicologia, v.15, n. 58, p. 592-600, 2021.

Downloads

Publicado

2022-11-22

Edição

Seção

RESUMOS - Educação em Saúde