O cuidado em saúde da pessoa idosa na atenção primária à saúde: um comparativo entre eiversos sistemas de saúde
Palavras-chave:
Saúde do Idoso, Atenção Primária À Saúde, Atenção à SaúdeResumo
Atualmente, as mudanças no perfil demográfico nacional vêm expondo a população brasileira a novas necessidades. Com o maior número de pessoas idosas, o sistema de saúde precisa planejar a porta de entrada para ofertar ações de promoção do cuidado, o que se manifesta a partir da atenção primária. Desse modo, o presente artigo tem por objetivo analisar o cuidado com a pessoa idosa na atenção primária à saúde. Foi realizada uma mini revisão de literatura, com base em onze artigos datados entre 2014 a 2021 e selecionados a partir das bases de dados do PubMed e Scielo. É destacável que o envelhecimento intensificou muitas tendências populacionais que já vinham sendo observadas em outros países, como maior necessidade de atenção a essa população específica e prevenção de determinadas doenças, em especial, as crônicas, além das ações de caráter assistencial, a fim de buscar garantir melhor qualidade da prestação de serviços na Atenção Primária. Nesse sentido, para um enfrentamento satisfatório desses novos tempos, se fazem necessários investimentos governamentais em políticas públicas e na Estratégia Saúde da Família com intuito de promoção da saúde de pessoas acima de sessenta anos na atenção primária.
Referências
CABRAL, R., et al. O cuidado da pessoa idosa na atenção primária à saúde sob a ótica dos profissionais de saúde. Ciência, Cuidado E Saúde, v. 18, n. 2, 2019.
CABRAL, J. F., et al. Vulnerabilidade e Declínio Funcional em pessoas idosas da Atenção Primária à Saúde: estudo longitudinal. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 24, n. 1, 2021.
CASTRO, A. P. R. et al. Promoção da Saúde da Pessoa Idosa: Ações Realizadas na Atenção Primária à Saúde. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2018.
FARIAS, A. D., et al. Prescrição de Medicamentos Potencialmente Inapropriados Para Idosos: Um Estudo na Atenção Primária à Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, n, 5, p. 1781-1791, 2021.
LINDEMANN, I., L., et al. Autopercecpção da Saúde Entre Adultos e Idosos Usuários da Atenção Básica de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n, 1, p. 45-52, 2019.
MEDEIROS, K. K. A. S. et al. O Desafio da Integralidade no Cuidado ao Idoso, no mbito da Atenção Primária à Saúde. Saúde Debate, v. 41, n. 3, p 288-295, 2017.
RAMOS, L. V.; OSÓRIO, N. B; NETO SINÉSIO, L. Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Primária: Uma Revisão Integrativa. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 2, 2019.
SANTOS, E. B., et al. Cuidado à Pessoa Idosa na Atenção Primária em Saúde: Uma Revisão de Literatura. Salão do Conhecimento, 2021.
SOUZA A. M., et al. Avaliação da Assistência à Pessoa Idosa na Atenção Primária à Saúde: Perspectiva de Usuários. Revista Ciência Plur., v. 3, n. 2, p. 42-52, 2017.
WINGERTER D.G., et al. A Pessoa Idosa na Atenção Primária à Saúde: um Estudo Bibliométrico da Produção Científica Internacional. Revista Brasileira de Medicina Família e Comunidade, v. 16, n. 43, p. 2452, 2021.