Os aspectos sociais como fatores desencadeantes da obesidade pediátrica
Palavras-chave:
obesidade pediátrica; comportamento sedentário; tecnologia; habitos alimentares.Resumo
Este estudo se trata de uma mini-revisão integrativa e aborda a obesidade pediátrica e seus fatores desencadeantes, ao expor de que maneira esses fatores sociais impactam crianças de 6 a 11 anos que se enquadram neste quadro patológico. Foram analisados estudos entre os anos de 2018 e 2022 em crianças de 6 a 11 anos que apresentam obesidade infantil. Além disso, este estudo explicita os principais fatores sociais que atuam como desencadeantes na obesidade pediátrica, como alimentação, sedentarismo e exposição às tecnologias. Ao final desta mini-revisão, verificou-se a importância da participação ativa de pais ou responsáveis, além das instituições de ensino, nas práticas alimentares das crianças, a fim de corrigir tanto os hábitos alimentares do público infantil quanto outros padrões de comportamento, como o sedentarismo e o tempo exposto às telas.
Referências
FERRARI, G.L.M.; VICTO, E.R.; MATSUDO, Victor K.R. Estudo internacional de obesidade infantil, estilo de vida e ambiente (ISCOLE) Brasil. Diagn Tratamento, 23(3): 109-115, 2018.
BAGGIO, M.A., et al. Obesidade infantil na percepção de crianças, familiares e profissionais de saúde e de educação. Texto & Contexto Enfermagem, v. 30, 2021.
VERGA, S.M.P., et al. O sistema familiar buscando a transformação do seu comportamento alimentar diante da obesidade infantil. Revista Brasileira de Enfermagem, 75(4), 2022.
LOPES, P.C.S.; PRADO, S.R.L.A.; COLOMBO, P. Fatores de risco associados a obesidade e sobrepeso em crianças em idade escolar. Revista Brasileira de Enfermagem, 63(1), 2020.
NERI, L.C.L., et al. Obesidade Infantil: Manole, 2017.
BARBOSA, V.L.P. Prevenção da Obesidade na Infância e na Adolescência. 2ª edição. Manole, 2008.