O papel da atenção básica no âmbito dos cuidados paliativos no Brasil

Autores

  • Ana Lara Pericole Larcerda
  • Rafaela de Souza Taveira
  • Cristiana Marinho de Jesus França, Dra.
  • Fábio Fernandes Rodrigues, M.e.
  • Francielle Nunes de Azevedo Romanowski
  • Rúbia Mariano da Silva, M.e.

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde. Cuidados paliativos. Atenção básica.

Resumo

Os cuidados paliativos consistem em uma modalidade de assistência cujo objetivo se fundamenta no alívio de sintomas e na melhora da qualidade de vida de pacientes que possuem enfermidades irreversíveis, além de seus familiares e cuidadores. Diante de observações em países com sistema de saúde universal, a Atenção Básica (AB) é o principal nível de atenção interdisciplinar para a coordenação e fornecimento do cuidado paliativo, pela proximidade geográfica, cultural e vínculo existente entre os profissionais das unidades com a população. O presente trabalho se deu a partir de publicações indexadas no Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com associação dos descritores "Atenção Primária à Saúde" e “Cuidados Paliativos”, bem como o operador booleano “AND”. Foram analisados 10 artigos publicados entre o período de 2017 a 2022, excluindo-se aqueles que não se encontravam em domínio público e que não vinham ao encontro dos objetivos propostos por este trabalho. Objetivou-se descrever o papel desempenhado pela Atenção Básica dentro do cenário dos cuidados paliativos no Brasil. Assim, infere-se que, embora haja limitações e desafios para a garantia da plena execução do papel da Atenção Básica no âmbito dos cuidados paliativos, essa modalidade de cuidado inserida dentro de todos os níveis de complexidade do sistema de saúde nacional é de suma relevância.

Referências

ARANOVICH, C.; KRIEGER M. G. T. Cuidados Paliativos na Atenção Primária à Saúde: Percepções de médi-cos da Estratégia de Saúde da Família sobre o tema na prática. Aletheia, v.53, n.2, p.38-50 jul./dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Cuidados Paliativos / Coord. Maria Perez Soares D’Alessandro, Carina Tischler Pires, Daniel Neves Forte et al. – São Paulo: Hospital Sírio Libanês, 2020.

COMBINATO, D.S.; MARTIN S.T.F. Necessidades da vida na morte. Interface. Comunicação, Saúde e Edu-cação. 2017.

DANIELSEN, B.V, et al. Experiences and challenges of home care nurses and general practitioners in ho-me-based palliative care - a qualitative study. BMC Palliative Care, v.17, n.95, p.1-13, 2018.

FERREIRA, A.G.C.; SILVA, A.F. Construindo bases para os cuidados paliativos na atenção primária: relato de experiência do Projeto Manto. Rev Bras Med Fam Comunidade, v.12, n. 44. p.2890, 2022.

FLORES, T.G. et al. Formação profissional: cuidado ao paciente oncológico sem possibilidade terapêutica na Atenção Básica. Revista APS, v.22, n.3, p.574-586, 2019.

FONSECA D.F. et al. Integração com a Atenção Primária à Saúde: Experiência de uma Unidade de Refe-rência em Cuidados Paliativos Oncológicos. Revista Brasileira de Cancerologia, 2021.

FONSECA, L.S. et al. Atuação do Enfermeiro em Cuidados Paliativos na Atenção Primária à Saúde: Revisão Integrativa. Revista Brasileira de Cancerologia (Online), v.68, n.1, p.1-9, 2022.
GRYSCHEK, G.; PEREIRA, E. A. L.; HIDALGO, G. Médicos de Família e Cuidados Paliativos: contribuições ao currículo baseado em competências. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Rio de Janeiro, Jan-Dez, 2020.
MARQUES, F. P.; BULGARELLI, A. F. Os sentidos da atenção domiciliar no cuidado ao idoso na finitude: a perspectiva humana do profissional do SUS. Ciência & Saúde Coletiva, v.25, n.6, p.2063-2072, 2020.
MATTOS, C. W.; DERECH, R. D. A. Cuidados paliativos providos por médicos de família e comunidade na atenção primária à saúde brasileira: um survey nacional. Revista Brasileira de Medicina de Família e Co-munidade. Rio de Janeiro, Jan-Dez, 2020.
PARAIZO-HORVAT, C. M. S. et al. Identificação de pessoas para cuidados paliativos na atenção primária: revisão integrativa. Ciência & Saúde Coletiva, v.27, n.9, p.3547-3557, 2022.
SILVA, K.F., et al. Construindo a linha de cuidado do paciente oncológico paliativo em um município do Sul do Brasil: relato de experiência. Rev APS, v.21, n.3, p.470-477, 2018.

VELLOSO, I.S.C. et al. Palliative Care for the Elderly in the Healthcare System: A Scoping Review. Aqui-chan, v.22, n.3, p. 1-20, 2022.

Downloads

Publicado

2022-11-22

Edição

Seção

RESUMOS - Medicina Preventiva