Residência em saúde: a gestão do conhecimento prestada pelo preceptor e conhecimento percebido sob perspectiva do residente

Autores

  • Letícia de Araújo Morais Universidade Federal de Goiás
  • Rafaela Julia Batista Veronezi Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-9868.2022v10i2.p3-14

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Conhecimento, Internato e Residência

Resumo

Objetivo: O objetivo desse estudo é analisar a gestão do conhecimento nas residências médica e multiprofissional sob a perspectiva do preceptor e o conhecimento percebido pelo residente. Métodos: Estudo quali-quantitativo, exploratório, transversal, realizado em formato on-line com os residentes e preceptores das residências médica e multiprofissional da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO). Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Foram selecionados para este estudo todos os preceptores e residentes ativos, das residências médica e multiprofissional da SES/GO, com idade superior a 18 anos, de ambos os sexos e que aceitaram participar da pesquisa assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para avaliar a gestão do conhecimento ofertada pelo preceptor, o instrumento construído foi composto por 28 itens. O instrumento utilizado para avaliar o conhecimento percebido pelo residente totaliza 17 itens. Resultados: O presente estudo contou com 51 participantes (30 preceptores e 21 residentes), 83,3% dos preceptores aplicam a avaliação de aprendizagem com seus residentes. Comunicação e cognição foram citadas como habilidades primordiais no processo de aprendizado. O modelo de ensino emergente foi prevalente, e os seminários foram as metodologias ativas mais citadas. Todos os preceptores relataram dar feedback para seus residentes. 18% dos preceptores relataram não ter conhecimento de gestão. Conclusão: Preceptores e residentes de residências médica e multiprofissional da SES/GO estão em consonância em vários aspectos, dentre eles a importância do preceptor nos programas. Todos os preceptores relataram dar feedbacks aos seus residentes. Conhecimento sobre gestão e ferramentas de gestão não foram prevalentes em nossa população.

Biografia do Autor

Letícia de Araújo Morais, Universidade Federal de Goiás

Fisioterapeuta - UniEvangélica

Fisioterapeuta Intensivista - ASSOBRAFIR

Mestre em Ciências da Saúde - UFG

Docente da Universidade Estadual de Goiás

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Publicado

2022-12-20

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS