Desafios do trabalho interprofissional em saúde e gênero
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-9868.2022v10i2.p57-72Palavras-chave:
Relações Interprofissionais., Gênero e Saúde., Saúde ColetivaResumo
Objetivo: Compreender os desafios da aplicabilidade do trabalho interprofissional a partir da perspectiva de gênero no âmbito da saúde coletiva. Metodologia: Realizou-se o levantamento da literatura por meio das bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para o levantamento dos artigos, utilizaram-se os descritores: “relações interprofissionais”, “gênero e saúde” e “saúde coletiva”. Os critérios utilizados para a seleção da amostra foram: artigos publicados em português, no período de 2010 a 2020, com textos completos e disponíveis gratuitamente nas bases de dados supracitadas, que abordassem a temática interprofissionalidade em saúde e gênero no campo da saúde coletiva. Resultados: A amostra final do pesquisa foi constituída por 16 artigos, em que algumas questões se tornaram evidentes após análise, entre elas a problemática presente na comunicação de caráter interprofissional e colaborativa entre as equipes, bem como a escassez de estudos que discutam interprofissionalidade e gênero. Conclusão: Dessa forma, foi possível compreender os desafios que reverberam o fazer interprofissional dentro da saúde coletiva, em que destacou-se a importância da abordagem interprofissional ainda na graduação em saúde, assim como a necessidade de mais estudos que englobam questões referentes ao gênero dentro do trabalho colaborativo entre profissões, como formas de efetivação da prática interprofissional.
Referências
2. Previato, Giselle Fernanda, and Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera. “A Comunicação Na Perspectiva Dialógica Da Prática Interprofissional Colaborativa Em Saúde Na Atenção Primária à Saúde.” Interface - Comunicação, Saúde, Educação, vol. 22, no. suppl 2, 2018, pp. 1535–1547, www.scielo.br/j/icse/a/L9VS9vQGQtzPTpyZztf4cJc/?lang=pt&format=pdf, 10.1590/1807-57622017.0647. Accessed 28 May 2022.
3. Brasil. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil [Internet]. Brasília, DF: Senado Federal; 2016 [cited 2022 May 28]. 496 p. Available from: https://www2.senado.leg.br/ bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf
4. Schraiber LB. Necessidades de saúde, políticas públicas e gênero: a perspectiva das práticas profissionais. Ciência & Saúde Coletiva. 2012 Oct;17(10):2635–44.
5. Presidência da República (BR). Lei 10.778, de 24 de novembro de 2003. Estabelece a notificação compulsória, no território nacional, do caso de violência contra a mulher que for atendida em serviços de saúde públicos ou privados. Brasília: Diário Oficial da União; 2003
6. Adeodato VG, Carvalho R dos R, Siqueira VR de, Souza FG de M e. Qualidade de vida e depressão em mulheres vítimas de seus parceiros. Revista de Saúde Pública [Internet]. 2005 Jan [cited 2022 Jul 8];39(1):108–13. Available from: https://www.scielo.br/j/rsp/a/kbLB4v3hdrn3fCvDfrKv3Hx/?format=pdf&lang=pt
7. Gomes R, Nascimento EF do. A produção do conhecimento da saúde pública sobre a relação homem-saúde: uma revisão bibliográfica. Cadernos de Saúde Pública. 2006 May;22(5):901–11..
8. MINISTÉRIO DA SAÚDE. (2008). Política nacional de atenção integral à saúde do homem. Secretaria de atenção à saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde.
9. Mendes KDS, Silveira RC de CP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem. 2008 Dec;17(4):758–64.
10. Broome, M.E. (2000) Integrative Literature Reviews for the Development of Concepts. In Rodgers, B.L. and Knafl, K.A., Eds., Concept Development in Nursing Foundations, Techniques and Applications, W. B. Saunders Company, Philadelphia, 231-250. - References - Scientific Research Publishing [Internet]. www.scirp.org. Available from: https://www.scirp.org/(S(lz5mqp453edsnp55rrgjct55))/reference/ReferencesPapers.aspx?ReferenceID=2010276
11. Pricken De Bem I, Gomes T, Corrêa M, Santos D, Delduque M, Mara S, et al. Legislativo e Saúde: a regulamentação de profissões para o Sistema Único de Saúde Legislative and Health: professional regulation in Brazilian Unified Health System. Com Ciências Saúde [Internet]. 2016 [cited 2022 Jul 12];27(3):195–202. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/periodicos/ccs_artigos/legislativo_saude_regulamentacao_profissoes.pdf
12. Japiassu H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio De Janeiro: Inago Ed; 1976.
13. Andrade LOM de, Barreto IC de HC, Goya N, Junior TM. Estratégia saúde da família em sobral: oito anos construindo um modelo de atenção integral à saúde. SANARE - Revista de Políticas Públicas [Internet]. 2004 [cited 2022 Jul 13];5(1). Available from: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/118
14. Colet NR. Enseignement universitaire et interdisciplinarité [Internet]. www.cairn.info. De Boeck Supérieur; 2002 [cited 2022 Jul 13]. Available from: https://www.cairn.info/enseignement-universitaire-et-interdisciplinarite--9782804139841.htm
15. Severo SB, Seminotti N. Integralidade e transdisciplinaridade em equipes multiprofissionais na saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva [Internet]. 2010 Jun 1 [cited 2022 Jul 13];15:1685–98. Available from: https://www.scielo.br/j/csc/a/3X3NgmHJhZ7RynW6dKw8TNd/abstract/?lang=pt
16. Organização Mundial De Saúde. Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa. Genebra: OMS. 2010, p.63. Available from: http://www.who.int/hrh/nursing_midwifery/en/
17. Alves Batista N. Educação Interprofissional em Saúde: Concepções e Práticas Interprofe ssional Education in Health: Concepts and Practices. Caderno FNEPAS • [Internet]. 2012;2:25. Available from: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4298824/mod_resource/content/1/educacao_interprofissional.pdf
18. Holmes D. Hammick, M., Freeth, D., Koppel, I., Reeves, S. & Barr, H. (2007) A best evidence systematic review of interprofessional education: BEME Guide no. 9 - CAIPE [Internet]. CAIPE. 2018 [cited 2022 Jul 13]. Available from: https://www.caipe.org/resources/publications/hammick-m-freeth-d-koppel-i-reeves-s-barr-h-2007%E2%80%A8-best-evidence-systematic-review-interprofessional-education-beme-guide-no-9
19. Souto T da S, Batista SH, Alves Batista N. A educação interprofissional na formação em Psicologia: olhares de estudantes. Psicologia: Ciência e Profissão [Internet]. 2014 Mar 1 [cited 2022 Jul 13];34:32–45. Available from: https://www.scielo.br/j/pcp/a/6KYjVxShRFbPnqCVZgZXRKc/abstract/?lang=pt
20. da Motta L, Pacheco L. Integrating medical and health multiprofessional residency programs: The experience in building an interprofessional curriculum for health professionals in Brazil. Education for Health. 2014;27(1):83.
21. Assega ML, Júnior LCL, Santos EV dos, Antoniassi R da S, Padula MGC, Pirolo SM. A interdisciplinaridade vivenciada no PET-Saúde. Ciência & Saúde [Internet]. 2010 [cited 2022 Jul 13];3(1):29–33. Available from: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faenfi/article/view/7027
22. Peduzzi M, Norman IJ, Germani ACCG, Silva JAM da, Souza GC de. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Revista da Escola de Enfermagem da USP [Internet]. 2013 Aug;47(4):977–83. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0080-62342013000400977&lng=pt&tlng=en
23. Bilodeau A, Dumont S, Hagan L, Paré L, Razmpoosh M, Houle N, et al. Interprofessional education at Laval University: Building an integrated curriculum for patient-centred practice. Journal of Interprofessional Care. 2010 Aug 18;24(5):524–35.
24. Costa MV da, Freire Filho JR, Brandão C, Silva JAM da. A Educação e o trabalho interprofissional alinhados ao compromisso histórico de fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Interface - Comunicação, Saúde, Educação [Internet]. 2018;22:1507–10. Available from: https://www.scielo.br/j/icse/a/FrQWDLv8Tk8bQYXcTCpc9GP/?lang=pt
25. Escalda P, Parreira CM de SF. Dimensões do trabalho interprofissional e práticas colaborativas desenvolvidas em uma unidade básica de saúde, por equipe de Saúde da Família. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 2018;22(suppl 2):1717–27.
26. Amaral VF do, Cavalcante ASP, Farias QLT, Ribeiro MA, Araújo Júnior DG, Gomes DF. Mobilizando estudantes em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS): experiências interprofissionais do VER-SUS - Sobral, CE, Brasil. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [Internet]. 2018 [cited 2022 Jul 13];22:1787–97. Available from: https://www.scielo.br/j/icse/a/Nx9MpV6cCdj7cVkQMW5nYSJ/abstract/?lang=pt
27. Silva JAM da, Peduzzi M, Orchard C, Leonello VM. Educação interprofissional e prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde*. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2015 Dec;49(spe2):16–24.
28. Silva JMN, Paulino DB, Raimondi GA. Gênero e Sexualidade na Graduação em Saúde Coletiva do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. 2020 Jun;25(6):2335–46.
29. Villela W, Monteiro S, Vargas E. A incorporação de novos temas e saberes nos estudos em saúde coletiva: o caso do uso da categoria gênero. Ciência & Saúde Coletiva [Internet]. 2009 Aug 1 [cited 2022 Jul 13];14:997–1006. Available from: https://www.scielo.br/j/csc/a/S7wwRJ8Wr7DnyJzVHML8yNQ/abstract/?lang=pt
30. Miranda JJ, Rodrigues T, Martins AM, Faria MA, Pereira DM, Silva PN, et al. Gender and health discourses: Debating PNAISH with users. Psicologia: Teoria e Pesquisa [Internet]. 2018 Jul 16 [cited 2022 Jul 13];34. Available from: https://www.scielo.br/j/ptp/a/MTzPV74y9ykgPC96jSy6ywv/abstract/?lang=en
31. Guimarães R de CP, Cavadinha ET, Mendonça AVM, Sousa MF. Assistência a população LGBT em uma capital brasileira: o que dizem os Agentes Comunitários de Saúde? Tempus Actas de Saúde Coletiva [Internet]. 2017 Nov 13. [cited 2021 Jun 24];11(1):ág. 121–139. Available from: https://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/2327/1754
32. Silva MP da, França TRF, Lobato KA, Costa MA, Silva LF da, Carvalho GS de, et al. Educação interprofissional e saúde da população LGBTQIA+: uma experiência de integração ensino-serviço-comunidade. Research, Society and Development. 2021 Nov 24;10(15):e191101522454.