Ação educativa esportiva infantil: um relato de experiência
Palavras-chave:
Criança. Educação. Esportes. Isolamento Social. Saúde.Resumo
À princípio, o isolamento social causado pelo agente etiológico SARS-CoV-2, teve consequências negativas, em especial, para as crianças inseridas em escolas. Dessa maneira, a ação educativa esportiva infantil demonstrou-se como método de retorno gradativo de revalorização da prática do esporte. Com base no exposto, este relato de experiência refere-se a uma ação educativa, cujo fim é orientar indivíduos quanto a sua formação, sendo proposta pelo módulo de Medicina de Família e Comunidade (MFC) idealizada e executada pelos discentes de medicina do terceiro período da Universidade Evangélica de Goiás, UniEVANGÉLICA. Nesse sentido, obteve-se como objetivo relatar a experiência de acadêmicas de medicina em uma ação educativa em saúde acerca da promoção do esporte infantil, realizada em uma escola municipal, em Anápolis, Goiás. A ação foi fundamentada nas etapas do Arco de Maguerez. Nessa perspectiva, o projeto envolveu 90 crianças entre cinco a onze anos de idade. Com isso, foi realizado a apresentação de um teatro na forma de museu interativo, baseado nos esportes: basquete, atletismo, futebol, judô e vôlei e, um circuito de futebol e boxe, orientado por um educador físico. Portanto, ressalta-se a manutenção do esporte nas escolas, a fim de promover o desenvolvimento do indivíduo, físico, motor e social, como também, a sua criatividade e educação imutável.
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