Prevenção de queimaduras no ensino EaD: desafios e promoção de saúde

Autores

  • Maria Luiza Silva Teixeira Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA
  • Laryssa Naiara de Sá Dutra Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA
  • Luciana Caetano Fernandes Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Relações Comunidade-Instituição, Educação Médica, Pandemia

Resumo

Os projetos de extensão são compostos por acadêmicos e são baseados no
tripé ensino-pesquisa-extensão, que permite o desenvolvimento das atividades
extracurriculares. A partir disso, é possível promover ações na comunidade que
beneficiem os indivíduos de uma forma educativa a fim de conscientizar a população
em geral sobre diversos temas da saúde, causando um impacto social positivo. O
presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de
medicina, membros do Projeto SOCORRER, perante o contexto de pandemia e da
atuação do projeto na construção dos vídeos, além de mostrar a importância dessa
adaptação do ensino à distância(EaD). Em junho de 2020, devido ao cenário
pandêmico pela COVID-19, o Projeto de Extensão em Urgência e Emergência-
SOCORRER, se viu diante da necessidade de realizar suas atividades de extensão na
comunidade de maneira remota. Dessa forma, foi proposto aos membros, em
parceria com a ONG sobreviva, que produzissem vídeos, de maneira lúdica e
explicativa, sobre prevenção de queimaduras, que foram destinados aos alunos do
ensino fundamental de escolas da cidade de Anápolis-GO, por meio do WhatsApp. O
conteúdo dos vídeos foi baseado no material disponibilizado pela ONG sobreviva, que
trabalha diretamente com queimaduras e sua prevenção, temas como os perigos dos
balões, fogueiras, botijões de gás, fogos de artifício e do álcool foram abrangidos. A
sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) promove anualmente a campanha junho
laranja, com o intuito de alertar a comunidade sobre a importância da prevenção a
queimaduras. Nesse sentido a idealização desse projeto, no mês de junho, foi de
suma importância, por fazer parte de uma campanha nacionalmente conhecida, mas
voltada, de maneira peculiar às crianças. A confecção do vídeo trouxe a nós a
necessidade de cuidado para que o conteúdo fosse bastante esclarecedor e acessível
aos pueris, dessa maneira, utilizamos métodos que envolvessem o imaginário infantil,
com músicas, desenhos e bastante cor. Além disso, ter a possibilidade de fazer parte
de uma ação extensionista na condição atípica de distanciamento imposta pela
pandemia, fez com que nos sentíssemos mais esperançosos, pois conseguimos
superar as barreiras e levar conhecimento à comunidade. No que diz respeito ao
benefício social, muitas escolas receberam esses vídeos e além das crianças, os
familiares puderam assistí-los. O impacto positivo é evidente, as crianças
responderam de maneira entusiasmada e os pais comprometidos a fazerem do
aprendizado uma prática cotidiana, para o bem de sua família e também como
exemplo e incentivo aos seus pequenos. O contexto desafiador de adaptação ao EaD,
a priori uma barreira na educação médica, pôde ser superado e evidenciou as
potencialidades e engajamento do Projeto Socorrer na realização da ação educativa
online.

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Publicado

2021-05-23

Edição

Seção

ANAIS II CAMEG