Observatório epidemiológico como ferramenta de aprendizagem colaborativa em saúde pública no processo de formação médica.

Autores

  • Júlia Pires de Farias Universidade Federal de Jataí
  • Sara Alves França Universidade Federal de Jataí
  • Ana Elisa Pereira Braga Universidade Federal de Jataí
  • Edlaine Faria de Moura Villela Universidade Federal de Jataí

Palavras-chave:

Saúde coletiva, Educação médica, Epidemiologia

Resumo

RESUMO: Na Universidade Federal de Jataí/GO (UFJ), no terceiro período do curso de
medicina, no Módulo Saúde, Família e Sociedade III (SFS III), o EpiServ: Observatório
de Epidemiologia e Serviços de Saúde, foi proposto aos alunos como espaço para
elaboração de Boletins Epidemiológicos, como meio de formação médica. A
Epidemiologia estuda, a ocorrência, distribuição e os fatores determinantes dos
eventos relacionados à saúde na população. Assim, o projeto objetiva auxiliar na
compreensão dos alunos de ações necessárias no tratamento, prevenção e controle
de doenças. Relatar a experiência de um grupo de participantes do projeto, durante o
segundo semestre de 2019. O terceiro período do curso de medicina da UFJ, cursado
no segundo semestre do ano de 2019, pela nona turma, contava com 35 alunos
matriculados, os quais, foram divididos em grupos para elaboração de um Boletim
Epidemiológicos para a 4ª edição de atividades do projeto EpiServ. Esse projeto conta
com vertentes voltadas para ensino, pesquisa e extensão, e é fonte de formação
acadêmica, desde sua implantação, aos alunos que cursam o Módulo SFS III. No
primeiro encontro, houve direcionamento sobre como confeccionar um boletim,
divididos os grupos e escolhidos os temas (automedicação, qualidade de vida,
alimentação dos estudantes, sarampo e índices do HPV). Nas subsequentes aulas, os
alunos, para a elaboração dos boletins, passaram por etapas de coleta de dados,
análise bibliográfica, análise dos dados, busca de conclusões teóricas sobre o assunto
e a montagem final do material visual. Para todo o desenvolvimento do projeto foram
utilizadas salas de aulas e meios tecnológicos, sendo as coletas de dados realizadas por
questionários enviados pela internet, ou através de levantamento bibliográfico. Ao
final, foi feito o compartilhamento do material, análise pela docente e
compartilhamento da experiência por parte do grupo, em que alguns relataram maior
facilidade na elaboração do material. O produto final foi veiculado no site do projeto
para alcance da comunidade acadêmica e em geral. Esse projeto desenvolve saber
crítico e reflexivo e possibilita pôr em prática o conhecimento adquirido sobre saúde
coletiva. Esses fatores são corroborados pelo apoio ativo dos monitores e docente
responsáveis pelo projeto. Desse modo, notam-se os reflexos positivos da
metodologia ativa de ensino, uma vez que os alunos envolvidos desenvolveram
autonomia e sentimento de coparticipação, tornando a teoria um meio e não o
objetivo. A participação ativa no EpiServ foi fundamental para reconhecer problemas
locais e direcionar intervenções, evidenciando que diversas questões de saúde pública
merecem atenção, como a automedicação e a alimentação de estudantes. Dessa
forma, utilizar o observatório de epidemiologia na educação médica é fundamental para que se reconheça a importância da pesquisa em saúde, e a aplicabilidade desta
nas questões de saúde pública.

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Publicado

2021-05-25

Edição

Seção

ANAIS II CAMEG