O nível de humanização entre os docentes médicos e fatores relacionados
Palavras-chave:
Humanização da Assistência, Instituições acadêmicas, Docentes de medicina, Escolas médicasResumo
: A compreensão da definição do processo de humanização no âmbito da saúde é indiscutivelmente importante, uma vez que ela é indispensável na relação médico-paciente, pois promove uma medicina direcionada à pessoa. Visando esse cenário ideal, foram realizadas alterações na matriz curricular acadêmica bem como a criação de políticas e diretrizes. Diante das mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) envolvidas no curso de medicina é evidente que a formação do profissional deve ser generalista, humanista, crítica e reflexiva. Nesse contexto, objetiva-se, em geral, avaliar a atitude dos médicos docentes a respeito da humanização da relação médicopaciente. Especificamente, identificando o nível de humanização de atendimento em relação à especialidade médica e tempo de formação, além de discutir a importância do ensino humanizado na formação acadêmica dos médicos e averiguar se há relação entre os títulos de pós-graduação e o nível de humanização. Como método será realizado um estudo descritivo, quantitativo e transversal que será realizado com docentes médicos do curso de medicina do Centro Universitário de Anápolis. Os dados serão coletados por meio da Escala de Orientação Médico-Paciente (EOMP) e um questionário sociodemográfico. Serão, portanto, realizados percentuais, frequências absolutas, médias, medianas, desvios-padrão (DP), intervalos interqualítcos valores mínimos e máximos das variáveis. Além de que, os testes de Qui-Quadrado e Exato de Fisher serão utilizados a fim de comparar proporções. O nível de significância utilizado será de 5%. Os resultados esperados são altos escores de humanização e a relação entre tempo de formação, especialidade médica e títulos de pós-graduação.