A Dificuldade Em Desenvolver Métodos De Estudo Pelo Acadêmico De Medicina

Autores

  • Anna Paula Amaral Nassaralla Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica
  • Arthur Marinho Doumit Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica
  • Caio Freitas Melo Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica
  • Lucas Caldas Léon Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica
  • Rafael Augusto Reis Vidal Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica
  • Denis Masashi Sugita Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica

Palavras-chave:

Guia de estudo, Sucesso acadêmico, Estudantes de medicina, Saúde do estudante

Resumo

O aprendizado consiste na elaboração de novos conhecimentos a partir da assimilação e interpretação de um conteúdo, do raciocínio de como aplicá-lo à prática vivenciada e da reflexão de experiências passadas. Nesse sentido, o progresso, durante a graduação na área médica, está diretamente relacionado à personalidade do acadêmico e a um estilo ou preferência de aprendizado adotado, que o torna mais eficiente em processar, armazenar e lembrar o que está sendo absorvido. Sabe-se que os estudantes de Medicina sentem-se sobrecarregados com a elevada carga horária e com a grande quantidade de conteúdos a serem assimilados em pouco tempo, deixando-os frustrados com o esquecimento gerado por essas circunstâncias e pela falta de repetição de determinado assunto. O presente estudo tem, por objetivo, desenhar um perfil de métodos de estudo eficientes utilizados por acadêmicos do curso superior de Medicina. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa analítica e retrospectiva, do tipo revisão sistemática da literatura. A coleta de dados do presente estudo será direta, a partir dos artigos reunidos durante a pesquisa. Espera-se verificar os métodos de estudo existentes e se há algum método mais eficiente. Além disso, visa-se analisar o porquê da dificuldade dos acadêmicos de Medicina desenvolverem métodos de estudo específicos. 

Downloads

Publicado

2020-12-01

Edição

Seção

RESUMOS - Neurociências