Benefícios De Se Tratar Previamente Doenças Psíquicas Nos Acadêmicos De Medicina: Uma Mini Revisão De Literatura

Autores

  • Fernanda Morais Machado Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica
  • Giovanna Calassa da Silva Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica
  • Kamila Norberlandi Leite Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica
  • Luísa Campos Castro Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica
  • Sofia Fonseca Mattos Chaul Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica
  • Maria Fernandes Gomide Dutra e Silva Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica

Palavras-chave:

Saúde Mental, Estudantes de Medicina, Transtornos Mentais, Educação Médica, Prevenção de Doenças

Resumo

O estudo teve como propósito estimar a incidência de doenças psíquicas em estudantes de medicina e, com isso, destacar a necessidade de medidas preventivas que evitem o desenvolvimento desses transtornos nos acadêmicos do curso. O objetivo do estudo é compreender os benefícios que podem ser alcançados com o tratamento prévio de doenças psíquicas nos acadêmicos de medicina do Brasil, e alguns outros países da Europa, como a Alemanha. Foi realizada uma revisão de literatura com busca bibliográfica na base de dados Scielo e PubMed publicados entre 2009 e 2020 que comprovem essa alta prevalência de sintomas psíquicos nos alunos da medicina. Foram utilizados como descritores: saúde mental, estudantes de medicina, transtornos mentais, educação médica e prevenção de doenças. Os principais resultados atingidos mostram que os índices de doenças psíquicas nos médicos em formação são realmente altos, porém pouco reconhecidos e estudados, os estudantes avaliados relataram alto nível de ansiedade e preocupação, insegurança com relação ao mercado de trabalho, baixos índices de emoções positivas, além de sentirem muita cobrança perante o curso. Além disso, professores afirmam não saberem lidar com essas dificuldades emocionais; foi revelado ainda por um artigo resultados positivos após exercícios estratégicos a fim de instruir melhor forma dos alunos lidarem com pensamentos e sentimentos. Logo, conclui-se que há uma clara relação entre ingresso de alunos no curso de medicina e desenvolvimento de doenças mentais, sendo necessário assim foco no tratamento prévio como medida de evitar a ocorrência desses transtornos nos acadêmicos de medicina.

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Publicado

2020-12-01

Edição

Seção

RESUMOS - Medicina Preventiva