Educação Médica no Brasil: Barreiras à Implementação do Ensino Online em Tempos de Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-9868.2020v8i2.p138-148Palavras-chave:
Pandemias, Educação Médica, . Educação a DistânciaResumo
Introdução: Com a pandemia gerada pela COVID-19, tornou-se necessária a rápida implementação do ensino online para dar continuidade ao aprendizado pelas escolas médicas. A transição para o ensino remoto depende da democratização ao acesso às plataformas digitais e das habilidades técnicas e pedagógicas dos docentes e discentes que assegurem a interação social e o diálogo acadêmico. Objetivos: Detalhar os desafios presentes na implementação do ensino online na educação médica no Brasil. Métodos: Foi realizada uma revisão da literatura nas bases de dados PubMed e SciELO no período de 2015 a 2020. Resultados/Discussão: Foram selecionados 22 artigos, os quais agregaram à fundamentação teórica da revisão. A discussão foi formada a partir do detalhamento das barreiras à implementação do ensino online, a exemplo dos diferentes contextos socioeconômicos e socioespaciais em que os estudantes de medicina estão inseridos em relação ao acesso digital. Fatores como os altos níveis de ansiedade e estresse, o analfabetismo digital e a falta de autodisciplina dos alunos prejudicam o aprendizado na educação a distância. Foi destacado que os docentes necessitam aprimorar suas competências: gerenciais, pedagógicas e sociais para que haja uma formação dialogada e crítica dos estudantes. Na educação médica, as disciplinas que envolvem habilidades clínicas e aulas laboratoriais são difíceis de serem adaptadas ao aprendizado à distância, pois muito se perde na ausência de experiências práticas. Conclusões: Nota-se que entender essas limitações é essencial para oferecer o ensino online de forma democrática e resolutiva, possibilitando a continuidade da formação médica.
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