Como a COVID-19 mudou a forma de educação: um relato de experiência

Autores

  • Ana Flávia Cândido Barbosa
  • Giovanna Sales Nogueira Almeida
  • Gabriel Guimarães Rocha
  • Rafaela Martins Ferreira
  • Ruberpaulo de Mendonça Ribeiro Filho
  • Mário Sakai Júnior

Resumo

RESUMO: A COVID-19 é uma doença infeciosa causada pelo coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2), com os sintomas mais comuns sendo febre, tosse seca
e cansaço. A pandemia gerada por esta doença obrigou o mundo a se transfigurar, alterando
a maneira de viver de bilhões de pessoas, principalmente pelo distanciamento social, buscando uma redução na propagação do vírus. Todas as alterações atingiram diretamente o
cenário educacional mundial, influenciando assim na forma como os estudantes de todas as
idades frequentam as aulas e interagem, além dos professores, que se veem na necessidade
de se adaptar mais rapidamente para prover a educação da melhor maneira para seus alunos,
sendo sempre necessário um grande esforço de ambos os lados. Essa nova necessidade de
diferentes métodos educacionais abriu as portas para aulas online, além de estruturar de maneira mais consistente o estilo de Educação a Distância (EAD) e outros métodos utilizados no
estado de Goiás. O objetivo deste artigo é relatar a experiência dos acadêmicos de medicina
da UniEVANGÉLICA e citar a experiência dos acadêmicos de medicina de outras instituições
goianas durante o período da quarentena da COVID-19, na qual buscou-se mostrar as dificuldades frente à nova metodologia de ensino não presencial. Foi exposta a maneira como o
Centro Universitário de Anápolis e outras faculdades de Goiás conseguiram manter os estudantes de medicina tendo aulas e atividades por meio do mundo online que por fim, se mostraram incapazes de suprir algumas das necessidades dos estudantes de medicina.

Downloads

Publicado

2020-06-22

Edição

Seção

RESUMOS - Medicina Preventiva