Conhecimento e práticas pedagógicas de docentes sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Autores

  • Jolana Cristina Cavalheiri Universidade Paranaense- UNIPAR

DOI:

https://doi.org/10.29237/2358-9868.2020v8i1.p35-49

Palavras-chave:

TDAH; Docentes; Conhecimento; Enfermagem; Hiperatividade.

Resumo

Objetivo: Identificar o conhecimento e as práticas pedagógicas exercidas pelos docentes do Ensino Fundamental I, na escolarização do aluno com TDAH, no município de Francisco Beltrão - PR. Métodos: Estudo exploratório, de campo e de caráter quantitativo, realizado com 99 docentes. A coleta de dados ocorreu nos meses de junho e julho por meio do preenchimento de questionários autorrespondidos, confeccionados pelas pesquisadoras conforme literatura pertinente, os quais tinham o objetivo de identificar o perfil dos profissionais, a estrutura física, pedagógica das escolas e o conhecimento dos docentes. Resultados: Nas variáveis dos conhecimentos dos professores, grande parte apresentou conhecimento insuficiente, quanto à etiologia, diagnóstico, tratamento e medicação. Enquanto no domínio que avaliava a sintomatologia de TDAH manifestadas pelos alunos, os professores demostraram um conhecimento adequado. Em relação às práticas pedagógicas, os docentes salientaram o emprego e a viabilidade de utilizar jogos educativos e materiais dourados. Conclusões: Os docentes apresentam conhecimentos insuficientes sobre o TDAH, e na maioria das vezes não adaptam suas práticas pedagógicas voltadas ao aluno com o transtorno, bem como, a equipe multidisciplinar não é totalmente efetiva nas escolas pesquisadas. 

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Publicado

2020-07-13