Efetividade de um programa educativo-preventivo de saúde bucal em condições bucais entre escolares

Programa educativo-preventivo de saúde bucal

Autores

  • Inara Pereira Cunha Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas (FOP/UNICAMP), Piracicaba-SP, Brasil.
  • Fernanda Rodrigues de Farias Santos Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas (FOP/UNICAMP), Piracicaba-SP, Brasil.
  • Manoelito Ferreira Silva-Junior Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa-PR, Brasil.
  • Marília Jesus Batista Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Medicina de Jundiaí, Jundiaí-SP, Brasil.
  • Maria da Luz Rosário de Souza

DOI:

https://doi.org/10.29237/2358-9868.2020v8i1.p25-34

Palavras-chave:

Cárie dentária. Escolares. Programa preventivo e educativo.

Resumo

Objetivo: O estudo buscou avaliar a efetividade de um programa educativo-preventivo para a melhoria das condições bucais entre escolares, de duas escolas públicas de Piracicaba/SP. Métodos: Trata-se de um estudo de intervenção, controlado. A amostra foi constituída por 213 crianças, distribuída entre uma escola do grupo teste (n=109) e do grupo controle (n=104). O programa teve duração de 18 meses (2013 a 2015). Foram realizadas atividades educativas e exames clínicos antes e após a intervenção. No baseline, houve a aplicação de questionários. Resultado: O grupo teste apresentou inicialmente índice de biofilme de 23,5 e ao final uma média de 18,7, no grupo controle a média inicial foi de 23,93 para 22,01 ao final do programa. Houve redução de superfícies com manchas brancas no grupo teste (p<0,01), mas não para o grupo controle (p=0,110). Para a condição gengival o grupo teste também apresentou melhora, com redução da prevalência (p<0,05). Conclusão: As estratégias do programa foram efetivas, podendo ser reproduzidas em outros grupos de escolares.

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Publicado

2020-07-13