Fatores que influenciam a depressão na adolescência

Autores

  • Daniel Oliveira Silva
  • Gabriela Garcia Vieira da Silva
  • Juliane Marques Andrade
  • Luiz Fernando Nogueira Salomão
  • Venâncio Tavares Trindade
  • Cristiane Teixeira Vilhena Bernardes

Palavras-chave:

Depressão, Adolescentes, Fatores, Relação

Resumo

Depressão é uma doença psiquiátrica, crônica e recorrente, que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite. Em diversões momentos da história, essa doença foi negligenciada, vista como sintomas de tristeza e por muitas vezes taxada como “frescura”. Porém hoje sabe-se da gravidade desse transtorno. A adolescência é uma fase repleta de mudanças no indivíduo na qual diversos fatores vem potencializando a maior prevalência da anomalia nessa fase da vida. Este trabalho teve por objetivo elucidar os fatores de risco que acometem a depressão na adolescência. Trata-se de uma revisão literária que utiliza 5 artigos em português da base de dados PubMed e Scielo utilizando dos descritos: depressão; família; adolescentes. Incluem-se aos estudos a análise de fatores que estão associados principalmente a relação familiar, interpessoais em geral e sexualidade. Concluiu-se que a depressão é um distúrbio multifatorial, de dimensão grave da saúde pública e portanto desse ser visto como uma mazela de alta risco social e fisiológico.

Referências

ANTUNES, Joana; MATOS, Ana Paula; COSTA, José Joaquim. Regulação emocional e qualidade do relacionamento com os pais como preditoras de sintomatologia depressiva em adolescentes. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, Porto, n. spe6, p. 52-58, nov. 2018.

BARBOSA, Diego Grasel et al. Sintomas depressivos em adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Cad. saúde colet., Rio de Janeiro. v. 24, n. 2, p. 221-227, Jun 2016.

COSTA, Bárbara Salgado; MATOS, Ana Paula; COSTA, José Joaquim. O efeito moderador da satisfação com a vida na associação entre a qualidade da relação pais/filhos(as) e depressão na adolescência. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, Porto, n. spe6, p 51, nov. 2018.

COUTINHO, Maria da Penha de Lima et al. Relação entre depressão e qualidade de vida de adolescentes no contexto escolar. Psic., Saúde & Doenças, Lisboa, v. 17, n. 3, p. 338-351, dez 2016.

WEBER, Max (1997). Conceitos Sociológicos Fundamentais. Lisboa: Edições 70, Lda. (tradução do 1º capítulo da obra Economia e Sociedade, 1ª edição em alemão em 1922).

ZAPPE, Jana Gonçalves; DELL’AGLIO, Débora Dalbosco. Variáveis pessoais e contextuais associadas a comportamentos de risco em adolescentes. J. bras. psiquiatr., Rio de Janeiro, v. 65, n. 1, p. 44-52, Mar. 2016.

Downloads

Publicado

2019-07-02

Edição

Seção

RESUMOS - Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente