Estado da Arte da Residência Multiprofissional em Saúde no Brasil

Autores

  • Lais Santos Silva
  • Sônia Natal
  • Luise Ludke Dolny

DOI:

https://doi.org/10.29237/2358-9868.2018v6i1.p89-90

Palavras-chave:

Educação, Saúde, Residência. Multiprofissional. Interdisciplinaridade

Resumo

Objetivo:  Identificar as limitações e facilitadores das Residências Multiprofissionais no Brasil. Fonte de dados: Para operacionalizar o estudo utilizou-se a revisão integrativa nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Latin American and Caribbean Health Science Literature (LILACS), no período de março  e abril de 2017, a partir dos descritores “Avaliação and residência and multiprofissional”, “Residência and saúde and educação and permanente” e “Residência and multiprofissional”. Sintese de dados: Os achados corroboram para fatores limitantes do programas, tais quais a dificuldade de parcerias entre instituições de ensino e rede de serviços de saúde, a reduzida interação dos atores participantes, a formação primária e especifica dos profissionais. Como elementos potencializadores, citam-se a oportunidade de aquisição de conhecimentos, a formação de profissionais qualificados e ampliação da relação entre teoria-prática nos espaços de aprendizagem. Conclusão: Os artigos selecionados demonstraram os desafios da implantação da residência e sua consolidação a partir de dois paradoxos: o programa representando um importante instrumento de formação de profissionais para o SUS, mas, por outro lado, considerado uma forma de precarização do trabalho.

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Publicado

2018-09-28

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO