Relação pedagógica professor-estudante

concepções docentes

Autores

  • Caroline Damásio Bueno Universidade Federal de Goiás
  • Nilce Maria da Silva Campos Costa Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Nutrição. Goiânia, Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29237/2358-9868.2018v6i1.p23-30

Palavras-chave:

Relação. Professor. Estudante. Ensino Superior. Nutrição

Resumo

Objetivo: Conhecer a perspectiva docente sobre a relação pedagógica com os estudantes e, identificar as principais manifestações no domínio relacional. Métodos: Estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa, com a participação de 12 professores de nutrição e a coleta de dados por meio de entrevistas realizadas um a um e roteiro semi-estruturado. Através da análise de conteúdo temática, as categorias foram identificadas. Resultados: A maioria dos professores, 58%, avaliou a relação como bem sucedida e 42% malsucedida. Foram consideradas atitudes positivas: diálogo, participação, responsabilidade e reconhecimento; e negativas: passividade, resistência às novas abordagens pedagógicas e desinteresse. Conclusões: A avaliação da relação com base nas atitudes discentes e docentes remete ao indicador de presença ou ausência, pois corroborou com as discursos pedagógicos da universidade, dos quais, há previsão de apropriação de determinados conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e de competências indispensáveis à formação profissional.

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Publicado

2018-09-28