RELAÇÃO ENTRE FONTES DE ADUBAÇÃO NA PRODUÇÃO DE FURANOCUMARINA NO CULTIVO DE CARAPIÁ (Dorstenia brasiliensis)
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2021v8i1.5243Resumo
O uso de plantas medicinais é amplamente comum, sobretudo, pelo conhecimento tradicional. Dentre as espécies medicinais, a Dorstenia brasiliensis é importante por apresentar furanocumarinas, sendo este um matabólito secundário relacionado a várias funções terapêuticas. Contudo, ainda não existem relatos sobre o cultivo ou mesmo relação da adubação na produção desta espécie. O trabalho teve como objetivo avaliar a formação de furanocumarinas e os pesos, seco e verde, dos rizomas na cultura de Carapiá (Dorstenia brasiliensis), nas condições edafoclimáticas de Palmeiras de Goiás sob o efeito de diferentes fontes de adubação. O experimento foi realizado no município de Palmeiras de Goiás, na Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Palmeiras de Goiás, no período de novembro de 2017 a agosto de 2018. Foi adotado o delineamento inteiramente casualizado com 3 tratamentos e 10 repetições. As variáveis testadas foram as fontes de adubação esterco bovino, organomineral e mineral. Quando analisada a relação da influência das fontes de adubação ao peso verde e peso seco não houve diferença significativa entre os tratamentos, concluindo a não interferência da adubação para estes fatores. Com relação a interferência da adubação nos teores de psoraleno, todos os tratamentos obtiveram diferença estatística, sendo que as fontes de adubação utilizadas resultaram na menor produção deste metabólito. Do mesmo modo, a influência das fontes de adubação nos teores de bergapteno resultou em diferença estatística entre todos os tratamentos, de forma que os tratamentos com adubações apresentaram acréscimo na produção deste composto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.