ANÃLISE DE CARBOIDRATOS SOLÚVEIS EM PLANTAS DE ARROZ
DOI:
https://doi.org/10.29247/2358-260X.2020v7i1.4118Resumo
Oryza Sativa L.é uma planta cujo fruto, arroz, é um prato típico do brasileiro, e adaptado ao cerrado brasileiro. A planta de arroz é rica em carboidratos. Neste trabalho foi analisado os teores de carboidratos solúveis totais em plantas de arroz da cultivar BRS Primavera submetidas ou não ao estresse hídrico e verificar se as plantas sob restrição hídrica apresentam maior teor de carboidratos solúveis nas folhas. Utilizou-se amostras secas de folhas de plantas de arroz da cultivar BRS Primavera, com as seguintes identificações (72.3: amostra sem condições de estresse hídrico; 83.1 e 83.3: amostras sob condições de estresse hídrico). Verificou-se que as plantas de arroz da cultivar BRS Primavera que estavam em condições de estresse hídrico apresentaram 119,87 e 81,36 mg de carboidratos por grama de matéria seca, nas amostras 83.3 e 83.1, respectivamente. Já as plantas que foram mantidas sob condições ótimas de umidade no solo apresentaram 49,45 mg. g -1 de carboidratos solúveis. O teor de amido nas folhas de arroz foi maior nas plantas mantidas em condições de estresse hídrico. As amostras 83.1 e 83.3 apresentaram 3.62 e 11.12 mg de amido por grama de matéria seca a mais que a amostra 72.3 (sem restrição hídrica). Os resultados obtidos para o amido seguiram o mesmo comportamento dos resultados de glicose, frutose e sacarose, indicando que plantas de arroz cultivadas em condições de estresse hídrico tendem a aumentar o teor de carboidratos solúveis totais nas folhas como resposta de defesa às condições limitantes de umidade no solo. Conclui-se que plantas de arroz mantidas em condições de estresse hídrico apresentam maior teor de carboidratos não estruturais em suas folhas, quando comparadas às plantas cultivadas em condições ideais de água no solo.
Palavras-chave: teor de amido, estresse hídrico, glicose, frutose, sacarose
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.