BALANÇO HÍDRICO CLIMATOLÓGICO PARA O MUNICÍPIO DE RIO VERDE, GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.29247/2358-260X.2019v6i1.p26-33Resumo
O balanço hídrico é o resultado da quantidade de água que entra e sai de uma determinada camada do solo em um determinado intervalo de tempo, onde se caracteriza os períodos secos e úmidos de um local definido, enquadrando-se como ferramenta para o planejamento agrícola e ambiental. Esse trabalho teve como objetivo determinar o balanço hídrico climatológico (BHC) na cidade de Rio Verde, GO, no período de janeiro de 2012 a junho de 2015. O BHCN foi desenvolvido pelo método de Thornthwaite e Mather. Utilizou-se a capacidade de água disponível de 100 mm. A precipitação anual é de 1.567 mm, e evapotranspiração potencial anual foi de 1.430 mm. O município apresentou tendência climática de seis meses de deficiência hídrica (maio a outubro) e seis meses de excedente hídrico (novembro a abril), totalizando 441 e 578 mm, respectivamente. Para o manejo de culturas de sequeiro na região é necessário o uso de sistemas de irrigação para suprir a demanda hídrica, principalmente nos período de menor disponibilidade e maior demanda, consequentemente, sabendo o quando e quanto irrigar, além do uso racional da água.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.