O IMPACTO DO REMORSO NA FIXAÇÃO DA PUNIÇÃO CRIMINAL
DOI:
https://doi.org/10.29247/2358-260X.2017v4i2.p51-57Abstract
O depoimento do réu Ernst Janning, personagem inspirado na vida do jurista alemão Franz Schlegelberger e retratado no filme de Stamley Kramer, “Julgamento em Nuremberg” de 1961, é o ponto de apoio para a consideração dos efeitos do remorso na fixação da punição criminal a partir da leitura do texto: Remorse, responsability, and criminal punishment: an analysis of popular culture, de autoria do jurista norte-americano Austin Sarat. Propomos aqui, uma análise conjunta na tentativa de extrair do depoimento do jurista alemão durante o julgamento, manifestações de remorso que dialogam com os apontamentos feitos pelo professor Austin Sarat nos seus estudos sobre punição criminal. Nos parece que o reconhecimento da culpa, a assunção de responsabilidade e o remorse do ofensor, provocam uma particular preponderância das estruturas da Justiça sobre o universo da Vingança. É sobre isso que pretendemos tratar.
References
Filme: Julgamento em Nuremberg. Direção de Sanley Kramer. Roteiro de Abby Mann. 1961, EUA.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.