RELAÇÃO ENTRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O CONTATO COM A NATUREZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-260X.2023v10i2.6841

Resumo

O contato com a natureza começa na infância, a percepção e a introdução às ciências naturais deveriam ser proporcionadas logo nos primeiros anos de vida. O objetivo com esse artigo foi capitular o conceito de aprendizagem significativa, além de discutir a relação com aprendizagem na natureza e com a educação ambiental, e como esse meio de ensino impacta na vida das crianças. A metodologia adotada se embasa no método dedutivo de pesquisa, por meio de uma compilação bibliográfica e documental. Diante dos resultados obtidos com a relevância do tema estudado, evidencia-se os grandes benefícios trazidos pelo contato com a natureza, trazendo crianças mais ativas, menos estressadas, menos interessadas em equipamentos eletrônicos, menos ansiosas e mais felizes.

Biografia do Autor

Vivian da Silva Braz

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (2000), mestre em Ecologia pela Universidade de Brasília (2003) e doutora em Ecologia pela Universidade de Brasília (2008). Docente na Universidade Evangélica de Goiás, GO, atuando nos cursos de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente. Integra o Núcleo de Educação Ambiental da Universidade Evangélica de Goiás, onde colabora com projetos de pesquisa, ensino e extensão. É membro da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Conservação da Biodiversidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia, Educação Ambiental, Cerrado, avifauna, conservação da biodiversidade, espécies ameaçadas e áreas protegidas.

Giovana Galvão Tavares, UniEvangélica

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1993). Especialização em Geociências, mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra (2000) e doutorado em Ciências (2010) pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGELICA) atuando no Curso de Graduação em Medicina (área de Saúde Coletiva) e no Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPG STMA). Orientadora de projetos de iniciação científica; projetos de extensão; dissertações de mestrado e teses de doutorado. Atualmente ocupa a vice coordenadora do PPG STMA. Tem experiência na área em Ciências Ambientais. Coordena o grupo de pesquisa Território, Educação Ambiental e Saúde. Coordena projetos de pesquisa que envolvem as temáticas: a) intoxicação por agrotóxico; e, b) desastres naturais, ambas temáticas envolvendo processo de adoecimento do ser humano, além de pesquisas em educação ambiental e práticas de ensino. Coordena o Núcleo de Educação Ambiental: Agnes W. Chagas - UniEVANGELICA, desenvolvendo projetos de extensão em parcerias com órgãos públicos (SEMUSA e COMPDEC ) da Prefeitura Municipal de Anápolis e com Organização Não Governamental.

Downloads

Publicado

2023-11-14

Como Citar

Barbosa Vilar Dias, M., da Silva Braz, V., & Galvão Tavares, G. (2023). RELAÇÃO ENTRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O CONTATO COM A NATUREZA. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 10(2), 1–16. https://doi.org/10.37951/2358-260X.2023v10i2.6841