NOTAS SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GENÉTICA E SUAS RELAÇÕES COM A VIDA COTIDIANA DE GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Renata Fernandes de Matos Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-260X.2022v9i2.6227

Resumo

A Genética é um ramo da Biologia que tem apresentado avanços ao logo dos anos. Seu estudo deve fornecer conhecimentos para um bom rendimento acadêmico e para uma adequada associação com o cotidiano. O presente estudo teve por objetivo identificar como alunos de Ciências Biológicas associam os conhecimentos sobre Genética com aspectos do cotidiano. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com 60 alunos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu, no estado do Ceará. Os dados foram coletados mediante a aplicação de questionários, mantendo-se os aspectos éticos e legais da pesquisa. Identificou-se que os alunos apresentam adequados conhecimentos sobre a Genética, os associando a pontos diversos do seu dia a dia. Tais conhecimentos tem sido aplicados a saúde e alimentação, estando presentes com frequência nas mídias sociais. Conclui-se com esta pesquisa que a Genética está amplamente presente na vida dos graduandos do curso investigado.

Biografia do Autor

Renata Fernandes de Matos, Universidade Estadual do Ceará

É professora do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará - UECE / Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI. Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri (2013). Mestre em Agronomia/Fitotecnia com ênfase em Genética e Melhoramento de Plantas, pela Universidade Federal do Ceará (2016) e Doutora pelo mesmo programa (2020). Participou do Grupo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia (GPEA) e do Núcleo de Estudo em Fitotecnia e Melhoramento de Plantas (NEFIMP).

Downloads

Publicado

2023-02-07

Como Citar

Matos, R. F. de. (2023). NOTAS SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GENÉTICA E SUAS RELAÇÕES COM A VIDA COTIDIANA DE GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 9(2), 1–10. https://doi.org/10.37951/2358-260X.2022v9i2.6227