Resiliência como fator de proteção da prática docente: análise da produção científica
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2020v7i1.5865Resumo
Este artigo teve como objetivo geral buscar compreender a atuação da resiliência como um fator de proteção na prática docente e como se dá este processo. Pretendeu-se descrever quais são os fatores que colaboram para o desenvolvimento da resiliência, e como eles atuam na vida do docente. Para isso, foi utilizado como metodologia uma revisão sistemática da literatura, por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas, com delimitação de datas, considerando o périodo de 2012 a 2018. Foram considerados estudos científicos feitos no Brasil, encontrados nas bases de dados SciELO, Google Acadêmico e Periódicos CAPES, utilizando os termos resiliência em docentes, habilidades sociais e Burnout em docentes para a busca. Os resultados indicam que a resiliência atua de forma positiva na vida dos docentes, auxiliando-os a lidarem com as tribulações que estão envolvidas nesta profissão. Conclui-se que faz-se necessário o desenvolvimento das habilidades sociais, sugerindo então, o desenvolvimento de uma boa relação nos relacionamentos interpessoais e no ambiente de trabalho, a busca de aperfeiçoamento profissinal e o cuidado com a saúde física e mental, para o alcance da resiliência e êxito de sua função como docente.
Palavras- Chave: resiliência, docentes, síndrome de Burnout, habilidades sociais
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.