RITXOKÓ: SABERES E FAZERES DO POVO INỸ/KARAJÃ
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2020v7i1.4000Resumo
O presente artigo teve como objetivo resgatar os conhecimentos tradicionais do povo Inỹ/Karajá, a partir de seus saberes e fazeres cultuais, através de uma oficina sobre a produção de Ritxokó (bonecas de barro). A oficina foi desenvolvida com uma turma multisseriada, junto a Escola Estadual Indígena Hadori, localizada no município de Luciara -MT, com carga-horária de 12h. O objetivo da oficina foi resgatar os saberes e fazeres culturais do povo Karajá. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo. Para execução da oficina convidou-se a anciã da aldeia, uma vez que a mesma é portadora de um vasto conhecimento em relação a fabricação de Ritxokó. Após a oficina promoveu-se um evento denominado de culminância, com o intuito de mostrar para a comunidade a produção dos alunos. Observamos que a oficina de fabricação das Ritxokó apresenta fortes ligações cosmológicas, social e cultural e também influência na educação escolar. Isso faz com que a torne um componente fundamental para estabelecer um diálogo entre os conhecimentos internos/holístico e cultural e os conhecimentos externos/escolar, de forma que, um não interfere no outro, mas se complementam. Portanto, esta pesquisa possibilitou conhecer e compreender o processo de produção das Ritxokó, e identificar as relações com o meio cultural e social no espaço escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.