Mapa conceitual - uma estratégia de ensino que prepara discentes em graduação na área de odontologia na saúde coletiva

Autores

  • Júlia Maria R. de Oliveira
  • Liliane Braga Monteiro Reis
  • Lúcia Maria Leite Cavalcanti Morais
  • Bárbara Morais Arantes
  • Evelin Soares de Oliveira

Resumo

As transformações sociais alavancam um processo de construção de um novo olhar
social sobre a saúde ampliando desde o conceito à operacionalização de seu cuidado. O
enfoque começa a se desenhar em aspectos de promoção e prevenção e a sociedade
exige um profissional de saúde que se apresente disponível a enfrentar este desafio de se
ofertar saúde com integralidade.  A formação deste novo profissional está intimamente
ligada à gestão das metodologias aplicadas em sala de aula que devem ter a capacidade
de reformular tal profissional dotando – o de capacidade critico reflexiva e um pensar
relacionado com seu agir profissional. O incitamento do docente universitário é
apresentar as novas tecnologias em sala de aula que atendam aos objetivos propostos. O
objetivo deste trabalho é apresentar a estratégia de ensino Mapa Conceitual aplicada a
grupos de alunos de graduação em Odontologia para a elaboração do Decreto 7.508, de
junho de 2008. A metodologia utilizada e a criação de um plano de aula com a descrição
da técnica que deve ser utilizada em momentos que o conteúdo é conceitual, esta técnica
propõe ao discente a construção de conceitos chaves interligando-os de maneira. Com
este planejamento em metodologias ativas espera-se levar o discente ao contato com a
discussão de grupo onde além de atender aos objetivos de aprendizado o mesmo poderá
elaborar habilidades como a oratória, autonomia, autoconhecimento, capacidade de
síntese e elaboração, raciocínio rápido correlacionando sempre a teoria e a pratica.
Utilizar as tecnologias ativas em sala de aula é levar o discente de mero espectador do
seu processo de aprendizagem a protagonista de seu aprendizado.

Publicado

2016-02-01