Controle do comportamento infantil – metodologias ativas de ension aprendizagem

Autores

  • Cristiana Marinho de Jesus França
  • Denise Campos Amaral
  • Diana Ribeiro e Silva
  • Francielle Romanowski
  • Juliana Amaral
  • Regina Mota de Carvalho

Resumo

Em acordo com as diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em
odontologia a inserção de metodologias ativas  torna-se fundamental para o processo
ensino aprendizagem em resposta aos anseios do novo aluno que chega a universidade,
globalizado e informatizado. Na disciplina de clínica infantil a utilização dessas
metodologias pode favorecer a autonomia do aluno, despertando a curiosidade,
estimulando tomadas de decisões individuais e coletivas e aproximar o conteúdo da
vivência dos acadêmicos, envolvendo-os e comprometendo-os com a disciplina. Duas
propostas metodológicas que podem ser desenvolvidas quanto ao conteúdo
CONTROLE DE COMPORTAMENTO INFANTIL são: aula expositiva dialogada e a
dramatização que possibilitam desenvolver nos acadêmicos as seguintes habilidades:
participação contínua e crítica do aluno capacitando-o a elaboração da síntese do
assunto abordado, criatividade, desinibição e vivência do conteúdo.

Publicado

2016-02-01